XV Convenção de Contabilidade da Bahia reuniu mais de 1.300 profissionais e estudantes de Contabilidade


Publicado por Comunicação CRCBA em 12 de novembro de 2021

A XV Convenção de Contabilidade da Bahia reuniu mais de 1.300 profissionais e estudantes e Contabilidade em sua primeira edição online, com uma intensa programação técnica e científica. Durante a noite do dia 11 de novembro, a abertura solene reservou momentos de homenagens e brindou o primeiro dia com a Palestra Magna “Proatividade e Conexões Humanas – coragem de fazer escolhas e sustentar ações em tempos de crise”, apresentada por Kau Mascarenhas.

A primeira edição da Convenção de Contabilidade da Bahia a ser realizada no formato online e gratuita teve o tema central “Inovar, Gerir e Ser Sustentável”. Com mais de 1.300 inscritos, possibilitou a participação de profissionais e estudantes de Contabilidade de todo o país em palestras, minicursos, painéis, além de networking e uma feira de negócios com exposição de produtos e serviços destinados ao mercado contábil.

Durante a solenidade de abertura, o presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva falou da felicidade e da surpresa em poder reunir a classe numa Convenção em formato virtual e da oportunidade de reencontrar colegas após momentos de tantas incertezas. Sobre o tema da Convenção, abordou a necessidade urgente em adotar práticas de inovação, gestão e sustentabilidade em todos os segmentos de negócios. Falou também da alegria da aquisição do imóvel que abrigará a nova sede do CRCBA, já com a contratação de empresa para a reforma e expectativa de inaugurar no mês de março de 2022. “São coisas muito positivas de aprendizado, de educação continuada, de construir, acertar e crescer. Devemos estar em constante busca por aprender novas linguagens, habilidades, novas tecnologias, aumentar o nosso networking”. Finalizou. “Desejo uma excelente Convenção e que a gente possa construir em nossas mentes para aprender, desaprender para reaprender. Boa noite a todos”.

Participaram da solenidade de abertura o Contador Geral do Estado da Bahia, Manuel Roque dos Santos Filho; o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC, Adeildo Osório de Oliveira; a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

Durante a solenidade de abertura, foi realizada uma homenagem póstuma ao contador Marco Aurélio dos Santos de Moura, ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia por várias gestões, um defensor ferrenho das causas do profissional contábil. a entrega da honraria de Contabilista Benemérito, concedida aos profissionais que se destacam com contribuições de valorização à classe contábil. O homenageado foi representado pelos filhos Itamar Ferreira de Moura e Ítalo Ferreira de Moura, pela esposa Maria José Ferreira de Moura e pelo seu irmão, Sérvio Túlio dos Santos de Moura, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCBA.

Na sequência, o terapeuta, escritor e coach Kau Mascarenhas apresentou a palestra magna do evento, com mediação do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luis Barbosa dos Santos. Com o tema “Proatividade e Conexões Humanas”, a palestra foi um verdadeiro convite de reflexão de comportamentos, pensamentos e ações.

Com três trilhas de conhecimento simultâneas (Inova, Gerir e Ser Sustentável), a Convenão teve 32 tópicos em sua programação, dentre painéis, fóruns, palestras, cases, minicursos, rodas de conversa, dentre outros, foram apresentados 19 trabalhos científicos  e houve apresentações culturais com o artista Paulinho da Bahia, Ninha, Tonho Matéria e Zé Honório. O maior evento da classe contábil baiana seguiu até o dia  13/11 e marcou um novo momento na história das Convenções de Contabilidade.