História

O CRC-BA foi criado com a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão de contador e de técnico em contabilidade. Cabe efetuar o registro dos profissionais de contabilidade e das empresas de serviços contábeis. Sua força de ação se encontra no profissional que executa ou explora atividades contábeis, bem como na empresa por ele integrada, no sentido de mantê-lo dentro dos padrões legais.

A primeira sede do CRCBA, foi na Rua Carlos Gomes, 85 – 1º andar, onde funcionava o Sindicato dos Contabilistas da Bahia. Posteriormente, foi transferida para a parte baixa do Plano Inclinado Gonçalves, no Comércio.

Quando o Presidente José Edvard assumiu e direção do C.R.C., em 02/01/1966, prometeu que até 25/04/1966, dia do Contabilista, o nosso Conselho estaria em instalações próprias, dignas de nossa classe profissional. O então presidente, cumpriu o que prometera, em seu discurso de posse. Assim é que adquiriu o 3º andar do edifício Pernambuco, situado na Rua Conselheiro Dantas, 5, Comércio na cidade baixa. O imóvel foi comprado da Comeba e no dia do Contabilista foi inaugurado. Como homenagem póstuma, foi dado ao plenário o nome do Prof. João Evangelista de Moraes Ramos, estando presente ao ato a família do primeiro Presidente do CRC da Bahia. Esteve, também, presente a inauguração da nova sede, o então Presidente do Conselho Federal de Contabilidade o Técnico em Contabilidade Eduardo Foreis Domingues.

Na administração do Presidente Maury Egas Bahia do Prado, conforme registro de imóveis do 3º Ofício, datado de 14 de novembro de 1973 foi adquirido o 5º andar, do mesmo edifício, pelo CRC, ao Espólio de Francisco Paraíso de Souza Júnior. Neste andar, além de outras dependências, foi instalado um auditório com capacidade para 50 lugares.

Em 1º de março de 1988, o Presidente Sudário de Aguiar Cunha, como principal representante do CRC adquiriu de Nadja Maria Régis Tavares, Márcia Régis Tavares e Nadmar Régis Tavares, a casa residencial situada da Rua Manoel Devoto nº 5 Barris, nesta Capital. No mesmo ano, após algumas reformas o CRC foi transferido para as novas instalações.

Como as instalações do CRC necessitavam de ampliação, o Presidente Adeildo Osório de Oliveira, alugou do locador, Luiz Libório Rocha, a casa nº 9, situada ao lado do prédio do CRC, cuja vigência da locação abrangeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1993.

Em decorrência da locação do imóvel o Presidente efetuou várias reformas no prédio de propriedade do CRC, inclusive, construiu um auditório com a capacidade para 50 lugares.

Em 20 de outubro de 1999, foi inaugurado nova sede do CRC, visando garantir um melhor atendimento, com conforto e rapidez, aos profissionais. A atual gestão investiu na aquisição de móveis e equipamentos de informática.