Último dia do XVI CCB é embalado por muita música, com Tonho Matéria


Publicado por Comunicação CRCBA em 21 de outubro de 2023

Por Rafaella Feliciano

Os participantes do XVI CCB iniciaram o último dia da Convenção embalados por muita música e alto astral com a palestra de Tonho Matéria sobre o impacto da música e da capoeira como ferramentas inclusivas e sua relação com o empreendedorismo social.

Antonio Carlos Gomes Conceição, mais conhecido como Tonho Matéria, tem uma linda relação com a música e a arte. Cantor e compositor, ele possui mais de 500 canções gravadas. Ele é considerado o primeiro artista a levar a capoeira para os palcos e foi esse amor, que começou na infância, que despertou em Tonho Matéria a vontade de ajudar crianças e jovens de Salvador (BA).

Comprometido com seu papel social, Tonho possui sua própria ONG, a Associação Sociocultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, e explicou que o objetivo do trabalho é trazer pais, crianças e adolescentes para o caminho da educação por meio da capoeira.

Sobre a relação da capoeira com a educação, Tonho Matéria apresentou os quatro pilares da educação, referenciados pela Unesco, e correlacionou cada item com os fundamentos da capoeira. Ele também explicou a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, e ressaltou que, em todos os fundamentos educacionais é possível identificar a correlação entre educação, música e capoeira.

“Se hoje eu estou aqui é porque aprendi a ser um cidadão do bem, transformado pela música e pela capoeira. Precisamos ensinar para as nossas crianças que os problemas não são resolvidos com violência, com a superexposição negativa da mídia, mas produzindo, reconstruindo e é isso que a gente está fazendo com o nosso projeto de capoeira, pois música e capoeira são poderosas ferramentas de educação”, afirmou.