Solidariedade Made In Bahia


Publicado por Comunicação CRCBA em 19 de novembro de 2024
Publicado na coluna Made In Bahia de 19/11/2024.

Presidente do Conselho de Contabilidade da Bahia
Presidente do Conselho de Contabilidade da Bahia – 
Entretanto, estas entidades têm como maior problema para execução das suas ações sociais, a questão financeira. A maioria vive de doações de pessoas físicas, entidades privadas e algumas de parcerias firmadas com o poder público, mas é insuficiente para fazer frente a todas as despesas com pessoal (Salários, FGTS, PIS e caso não tenha a condição de filantrópica, também INSS), energia, água, alimentação e muitas outras demandas inerentes a sua operacionalidade, ou seja, a sustentabilidade econômica é a seu maior desafio.

A captação de recursos é uma tarefa árdua e difícil, tomam muito tempo da gestão das entidades, afetam na realização de projetos e na execução dos seus serviços. A doação é um ato nobre, quando ajudamos uma entidade ou uma pessoa, mas podemos fazer muito mais, utilizando as Leis Federais de Incentivos Fiscais. A pessoa física e a jurídica, podem DESTINAR do imposto de renda devido (não é doar), ou seja, do valor a pagar ao governo federal, valores conforme percentuais definidos em lei, diretamente a projetos na área da cultura, proteção à criança e ao adolescente, proteção ao idoso, esporte, combate ao câncer (oncologia), e reabilitação de pessoas com deficiência (PCD).

Vincular a marca de uma empresa a projetos sociais e de sustentabilidade, gera reconhecimento da sociedade da responsabilidade social da empresa. O Conselho de Contabilidade da Bahia, através da educação continuada e da informação, capacita os profissionais contábeis para orientarem o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, da importância da destinação do imposto de renda.

*Presidente do Conselho de Contabilidade da Bahia