Seminário de Gestão do Sistema CFC/CRCs: presidentes se reuniram para alinhamento de ações


Publicado por Comunicação CRCBA em 11 de fevereiro de 2022

Por Lorena Molter – Comunicação CFC/Apex
Com informações – Comunicação CRCBA

Na manhã desta quarta-feira (9), ocorreu a reunião dos presidentes, dos diretores e do Conselho Consultivo do Sistema CFC/CRCs. A atividade faz parte da programação do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil e reuniu representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento tem a finalidade de alinhar os planejamentos, as propostas e as metas para a gestão 2022-2023 das entidades do Sistema.

O encontro dos presidentes e dos diretores do Sistema foi iniciado com a participação do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai. Grande parceiro do CFC no desenvolvimento da contabilidade no país, o Instituto realiza diferentes projetos em parceria com o Conselho, como explicou Coscodai. “Temos uma série de programas que fazemos juntos. Trabalhamos para o Programa de Revisão pelos Pares, o programa do CRE; estamos com a implementação da capacitação das normas de contabilidade e de auditoria do Setor Público, que é um projeto extremamente relevante, cuja a implementação, cujo o sucesso, vai trazer para nós uma perspectiva melhor em relação ao combate à corrupção e à transparência no setor público, portanto extremamente relevante para o país e para a sociedade. Temos os projetos dos Exames de Qualificação para que as pessoas se capacitem e tenham uma inscrição no CNAI”, mencionou.

O presidente do Ibracon também falou sobre o trabalho que o Instituto faz em parceria com os CRCs e destacou que essa sinergia fortalece todo o Sistema Contábil. “Eu acredito que o trabalho que a gente tem feito, a agenda que construímos em conjunto, é muito relevante para toda a profissão e relevante também na medida em que traz benefícios para a sociedade”, afirmou. O profissional ainda adiantou que os aspectos ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança será a próxima pauta trabalhada pelas entidades.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, reforçou a integração entre as entidades. “São inúmeras as frentes de trabalho que o CFC atua junto com o Ibracon. Eu tenho certeza de que essa parceria ficará cada vez mais forte”, ressaltou.

Dando continuidade, Aécio Dantas, trabalhou algumas pautas com os participantes com a finalidade de atualizar informações e alinhar ações. Ente esses assuntos, estava a perspectiva de realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) em 2024, a padronização de documentos, o cumprimento dos prazos que se aproximam, a Carteira Profissional do CFC e a anuidade.


Presidentes dos CRC’s ao lado do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. Foto: Ascom CFC.

Na oportunidade, também foram discutidas as estratégias para o estabelecimento de uma comunicação cada vez mais efetiva do Sistema com a classe contábil. Ainda durante a reunião, o presidente do CFC ressaltou a importância e os impactos do Programa “Contador Parceiro: Construindo o Sucesso”, realizado em uma parceria entre o CFC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Aécio Dantas reforçou que a iniciativa deve ser apoiada e difundida cada vez mais entre a classe. “É um projeto extremamente importante, concebido para o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Não é um treinamento, uma capacitação com foco em contabilidade. No curso, é falado do [olhar] macro, do digital, de gestão, de empreendedorismo, de formação de preços. Segue essa linha que a gente tanto fala da formação de um contador com um perfil de consultor, que entenda dos negócios dos nossos clientes”, contextualizou.

Na segunda etapa do encontro, representantes de todos os 27 CRCs apresentaram-se, contaram algumas de suas experiências e falaram de suas expectativas para a gestão que se inicia.


Foto: Ascom CFC

O presidente André Luís Barbosa dos Santos, durante a Reunião de Presidente e Diretores do Sistema CFC/CRCs, destacou a que a inclusão e equidade no tratamento aos profissionais contábeis serão um ponto evidenciado na gestão do CRCBA. “Nossa gestão para 2022-2023 será de muita representação e equidade entre os nossos colegas. Dentre nossas propostas, trazemos a comissão de diversidade e inclusão, que a gente entende que em nosso estado estavam marginalizados as mulheres, os negros, imigrantes, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e os idosos. Entendemos que todos aqueles que escolheram a classe contábil para viver dela merecem ser respeitados”. Por fim, falou da importância do trabalho conjunto do sistema contábil brasileiro em prol da categoria e disponibilizou o CRCBA para colaborar com os demais regionais.


Foto: Ascom CRCBA.

Representaram a classe contábil baiana, além do presidente do CRCBA, o vice-presidente de Administração e Finanças, Sérvio Túlio dos Santos de Mouda; da vice-presidente de Controle Interno, Josana Mota Bispo Amaral; da vice-presidente de Registro, Maria do Socorro Galdino Moreira; do vice-presidente da Câmara Técnica, Cremildo Atanázio de Souza ; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Antonio Carlos Ribeiro da Silva e da diretora executiva Litânia Azevedo . A conselheira do CFC, Sonia Maria da Silva Gomes participou do registro ao lado da comitiva baiana.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.