Presidente do CRCBA se reúne com representantes da prefeitura de Lauro de Freitas e leva demandas da classe contábil à pauta


Publicado por Comunicação CRCBA em 1 de setembro de 2022

O presidente do CRCBA esteve reunido com representantes da prefeitura de Lauro de Freitas, na tarde desta segunda-feira (29/08) para tratar de demandas relacionadas à classe contábil local, após audiência pública realizada com profissionais contábeis do município no dia 07 de junho. Acompanhando o presidenteo do CRCBA, participaram da reunião o conselheiro Edson França, a conselheira Waldicélia Lopes e a delegada do CRCBA em Lauro de Freitas, Valdirene Lima. Pela prefeitura, participaram o vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro; o secretário da Fazenda Municipal, Luiz Cláudio Guimarães Souza, a coordenadora executiva da Sefaz Lauro de Freitas, Cláudia Monteiro; e a coordenadora do Banco de Serviços da Sefaz Lauro de Freitas Letícia Brito.

O foco da reunião foi estabelecer parceria entre Conselho e prefeitura de Lauro de Freitas no alinhamento e divulgação das demandas relacionadas à atividade dos profissionais contábeis no município. Dentre os pontos coletados com os profissionais em audiência pública, destacam-se o pedido de prioridade e simplificação de tempo para abertura de empresas que funcionam em escritório virtual; tratamento diferenciado para as Micro e Pequenas empresas; atendimento diferenciado ao profissional da contabilidade; adequação à REDESIM; soluções nos atendimentos relacionados à vigilância sanitária; maior publicidade nas documentações e nos processos de abertura de empresas junto aos órgãos municipais; redução de burocracias, dentre outras pautas.

Durante a reunião, também foi discutida a realização de um grande evento de Educação Continuada voltado para a classe contábil de Lauro de Freitas e região, com participação do CRCBA e das Secretarias Municipais ligadas aos processos de abertura de empresas no município, com o objetivo de orientar e propor melhorias aos serviços relacionados à atividade cotábil no município. Nesse caso, trata-se de uma ação que visa também a melhoria no desenvolvimento de negócios e oportunidades, o que se converte também em arrecadação para o município.

Por fim, o CRCBA também pleiteou uma indicação de representante da classe contábil no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Municipal, considerando que a categoria é responsável por grande parte da mobilização dos contribuintes para a destinação de parte do imposto de renda devido aos projetos dos conselhos das crianças, adolescentes e dos idosos no estado.