‘Perícia Contábil no Século XXI’ é tema do V Workshop de Perícia Contábil do CRCBA (23/08)


Publicado por Comunicação CRCBA em 26 de agosto de 2019

Na última sexta-feira (23/08), o CRCBA realizou o V Workshop de Perícia Contábil, no auditório da Universidade Salvador – UNIFACS, na capital baiana. Com o tema “A Perícia Contábil no Século XXI”, o evento trouxe debates sobre avaliações de empresas, contratos financeiros, recuperação judicial e falência, perícia no ambiente do SPED, dentre outros.

A mesa diretora do Workshop foi composta pelo presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva; da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Lorena Pinho; do coordenador da Comissão de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRCBA, Kleber Marruaz; da professora do curso de Ciências Contábeis Rônia Silva – UNIFACS; e do superintendente administrativo e financeiro da JUCEB, Márcio Tanure.

O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva elogiou os trabalhos da Comissão de Perícia, Mediação e Arbitragem, destacando sua atuação eficiente com ações de educação continuada e de representatividade dos peritos contábeis. Na oportunidade, o coordenador Kleber Marruaz apresentou ofícios encaminhados ao judiciário baiano cobrando a atuação exclusiva dos peritos contábeis em perícias da área contábil, ao contrário do que vem sendo praticado em algumas instâncias.

O especialista em avaliação de negócios (valuation) Fernando Henrique Ramos apresentou a primeira palestra do Workshop, com o tema “Avaliação de Empresas – Considerações Técnicas Periciais”.

No período da tarde a programação foi marcada pelas palestras “Recuperação Judicial e Falência – Procedimentos Periciais do Assistente Técnico” e “Perícia Tributária em Ambiente SPED”. A primeira proferida pelo Dr. em Direito, João Glicério de Oliveira Filho, que discutiu sobre Recuperação e Falência enquanto desafios e oportunidades para o perito contador.

Na segunda os palestrantes foram o Mestre em Administração, Audrey Jones de Souza e o MBA em Gestão Tributária, Iran Azevedo da Silva. Na ocasião eles aprofundaram discussões sobre a obrigatoriedade da Escrita Fiscal Digital e Cruzamento de Informações pela Perícia Contábil.

O evento teve inscrições sem contrapartida financeira, com taxa solidária de 2 latas de leite em pó, e conferiu 8 pontos no programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.