O IX Encontro de Peritos, Mediadores e Árbitros Contadores da Bahia discutiu inteligência artificial e práticas na perícia contábil 


Publicado por Comunicação CRCBA em 11 de novembro de 2024

Aconteceu na última quinta-feira, 07, o IX Encontro de Peritos, Mediadores e Árbitros Contadores do Estado da Bahia, no auditório do CRCBA, em   Salvador. O evento, organizado pela Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA, discutiu perícia contábil, inteligência artificial na contabilidade e redação de laudo pericial. 

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do CRCBA, Sérvio Túlio Moura, pelo vice-presidente Técnico, André Luís Barbosa, e pelo coordenador da comissão organizadora, o contador Baby Thyers Cerqueira. 

Iniciando a programação, os contadores Carlos Deley Moura, Diego Nascimento, Mariana Gama e Aline Abbade palestraram sobre a inserção dos profissionais no mercado de perícia contábil e compartilharam experiências que consideraram cruciais para se estabelecerem no segmento. 

O contador Cristiano Borges, conselheiro do CRCBA, encerrou a manhã falando sobre o uso da inteligência artificial na perícia contábil, explicando como a IA pode otimizar o trabalho dos peritos e aumentar a produtividade, auxiliando na redução do tempo de execução das tarefas periciais. 

O encontro foi retomado na parte da tarde com a entrega de uma placa de reconhecimento ao perito contábil Adilson Carvalho Silva, que contribuiu significativamente para as realizações da Comissão de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem do CRCBA. O coordenador da comissão, Baby Thyers, e o presidente do CRCBA, Sérvio Túlio de Moura, realizaram a entrega da placa. 

Dando sequência ao planejamento técnico, o momento literário contou com a participação dos contadores Carlos Deley Moura, Mariana Gama, Diego Nascimento e Carlos Antônio Maciel, que apresentaram obras autorais sobre perícia contábil. 

Para finalizar o encontro, a mesa-redonda sobre a redação do laudo pericial ficou a cargo das contadoras Sayonara Lemos, Patrícia Dias e do contador Kleber Marruaz, que apresentaram casos e situações em que a escrita influencia na interpretação do laudo. 

O evento alcançou o objetivo de apresentar e sugerir novas ferramentas para os profissionais interessados em aprimorar suas etapas de execução no exercício da perícia contábil.