Juazeiro foi a capital da Contabilidade na Bahia durante a primeira edição do Conexão Contábil em 2023


Publicado por Comunicação CRCBA em 16 de março de 2023

A primeira edição do Conexão Contábil Bahia de 2023 fez de Juazeiro a capital da Contabilidade na Bahia na última terça-feira (14/03), quando mais de 80 pessoas estiveram presentes na modalidade presencial e quase 900 reproduções na modalidade online. Durante a abertura, tivemos apresentação musical das crianças da escola municipal Promenor, que executaram com maestria as canções Primavera (Tim Maia) e Aquarela (Toquinho). O repentista Valdir Lemos também se apresentou aos participantes, no início da tarde.

A mesa diretora foi composta pelo presidente André Luís Barbosa, pela delegada do CRCBA em Juazeiro, Carla Falcão; pelo ouvidor assistente do CRCBA, Edson França; pela superintendente do Senar – Bahia, Carine Magalhães; e do secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos José Neiva, que representou a prefeitura municipal. 

A delegada Carla Falcão agradeceu a escolha da cidade de  Juazeiro para iniciar a programação do Conexão Contábil Bahia em 2023 e também os profissionais e estudantes que prestigiaram o evento nas modalidades presencial e online. 

O secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos José Neiva, destacou a localização estratégica de Juazeiro e a disponibilidade dos quatro modais viários, o que a torna um centro de distribuição em potencial, bem como o rio São Francisco, que fornece água em abundância, dentre outros fatores. “É preciso que tenhamos empresas sérias, firmadas, para que possamos transformar toda essa potencialidade em potência. E para isso, nenhuma categoria é tão importante quanto a de vocês, porque nenhuma empresa no mundo atual, com tantos avanços e mudanças de leis, poderia sobreviver sem os profissionais da contabilidade”.

O ouvidor assistente do CRCBA, Edson França, falou sobre o projeto da Ouvidoria Itinerante, que tem o objetivo de trazer melhorias nas condições de atuação dos profissionais da Contabilidade por meio da coleta in loco das demandas específicas dos profissionais contábeis de cada região, para que o Conselho possa propor soluções junto aos órgãos de relacionamento da classe.

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães destacou a importância da classe contábil para o desenvolvimento do setor. “O setor agro precisa de gestão e ninguém melhor que o contador para estar à frente também da gestão da empresa. É o contador quem fomenta os números e ele precisa sinalizar de que forma a gente pode utilizar esses números a favor da gestão. O profissional contábil é uma peça fundamental para agregar conhecimento e renda ao produtor rural e a gente conta com vocês nesse processo. Desejo que aqui, de fato, sejam feitas grandes conexões”.

O presidente André Luís Barbosa iniciou sua fala saudando a todos e destacando a consolidação do formato do Coneão Contábil Bahia. “Essa modalidade híbrida faz com que a gente extrapole as barreiras geográficas e possa democratizar o acesso às informações tratadas no Conexão Contábil Bahia. Estamos no segundo ano neste formato, com muitas perspectivas positivas de palestras, oficinas, a Ouvidoria Itinerante, quando o CRC se desloca para conhecer as demandas locais dos profissionais a fim de alinhar com autoridades e órgãos específicos, situações que possam facilitar o exercício da profissão. Além disso, colocamos um toque especial, que são algumas ações sociais e a valorização da cultura local”.


O analista de arrecadação do Senar – BA Luiz Cláudio Lemos iniciou a programação técnica com palestra sobre a legislação tributária e previdenciária – aspectos relevantes do e-Social e Funrural. 


Na sequência, o consultor em gestão e medicina do trabalho André Loiola apresentou palestra sobre a gestão do SST e seus impactos no e-Social. 

A Ouvidoria Itinerante do CRCBA coletou as demandas dos profissionais contábeis para buscar soluções junto aos órgãos de relacionamento da classe contábil presentes em Juazeiro e região, com mediação do ouvidor assistente do CRCBA, o conselheiro Edson França.


Finalizando a programação do Conexão Contábil Bahia – edição Juazeiro, o professor Doutor Silvio Crepaldi ministrou a oficina Contabilidade para o Agronegócio.

Ação Social

Na véspera do Conexão Contábil Bahia – edição Juazeiro, o presidente André Luís Barbosa, acompanhado do ouvidor assistente Edson França e da delegada do CRCBA em Juazeiro, Carla Falcão, realizou palestras sobre educação financeira para as crianças assistidas pela Casa Dom José Rodrigues, bem como pais e funcionários, que aprenderam a importância destas orientações na vida de todos. O evento teve taxa solidária de 1 kg de alimento não perecível, que foi convertida em donativos para as crianças assistidas pela Casa Dom José Rodrigues.

O Conexão Contábil Bahia – edição Juazeiro foi transmitido ao vivo pelo canal do CRCBA no Youtube e permanece disponível para quem não conseguiu acompanhar em tempo real. Assista abaixo: