Jacobina foi a capital da Contabilidade na Bahia nesta última sexta-feira (19), quando a Câmara de Vereadores da “cidade do ouro” recebeu a terceira edição do Conexão Contábil Bahia de 2024, quando o foco das discussões esteve voltado para temáticas com grande impacto para a profissão. Mais de 250 participantes, nas modalidades presencial e online, registraram presença no evento.
A mesa de abertura do evento teve as presenças do presidente do CRCBA, Sérvio Túlio de Moura; do prefeito de Jacobina, Tiago Dias; do presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Clodoaldo Moreira; do representante do CRCBA em Jacobina, Nicolau Cunha; da conselheira Lucy Geane; da representante da Secretaria da Fazenda Municipal, Maria Luzia Barreto; da presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacobina – Acija, Maria Neide Vieira; da representante da Receita Federal, Jussara Vieira; e da presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-BA, Jéssica Miranda.
O presidente Sérvio Túlio de Moura, iniciou sua fala com agradecimentos às autoridades locais pelo apoio à realização do evento e, de forma especial, saudou os participantes das modalidades presencial e remota. Seguiu sua fala apresentando os projetos do Conselho, com destaque à sede, recentemente entregue à classe contábil baiana, bem como as ações de Fiscalização, de Registro e de promoção de Educação Continuada.
O representante do CRCBA na jurisdição de Jacobina, Nicolau Cunha, em seu pronunciamento, “para nós é uma grande satisfação estarmos, desde ontem, respirando Contabilidade em Jacobina. Ontem recebemos o presidente Sérvio Túlio, fizemos uma reunião com os empresários da Contabilidade, e hoje temos esse evento com grandes palestrantes”.
A presidente da Acija, Maria Neide, reforçou a importância da união entre empresários e classe contábil para o fortalecimento do município. “Quando eu vejo os núcleos fortes, juntos, como a Contabilidade, realmente me faz acreditar que a gente só consegue vencer os obstáculos e tornar a nossa comunidade mais forte, quando estamos unidos”.
O prefeito Tiago Dias agradeceu a escolha de Jacobina para a realização do Conexão Contábil Bahia e reforçou a responsabilidade da comunidade local em acolher debates cruciais para o setor contábil.
Abrindo a programação técnica do Conexão, a consultora tributária Samanta Pinheiro abordou os detalhes mais relevantes da “EFD-REINF e DCTFWEB – Impactos e Adequações com os cruzamentos das obrigações acessórias”, respondendo às dúvidas dos profissionais que acompanhavam a palestra prensencial e a distância.
Na sequência, a conselheira Vivian Nunes, ouvidora geral do CRCBA, conduziu a audiência pública “Com a Palavra, os Profissionais da Contabilidade”. Neste momento, os participantes foram convidados à esclarecer dúvidas, fazer sugestões, tecer críticas e elogios à atuação do Conselho. A audiência contou com a participação das representantes da Secretaria da Fazenda Municipal e Receita Federal, esclarecendo pontos relevantes da atuação do profissional contábil na região.
No turno da tarde, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, apresentou a palestra “Como ter sucesso nas empresas de contabilidade”. ACR, como é popularmente conhecido, exemplificou perfis comportamentais e apresentou estratégias para se obter um melhor desempenho no meio corporativo, especialmente a Contabilidade.
Por fim, a especialista em Gestão de Rotinas Trabalhistas e Previdenciárias Mirian Figueiredo, ministrou a palestra “Descomplicando a Perdcomp com ênfase no INSS”. Mirian destacou os principais pontos do Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação, com ênfase no INSS. Ao final da apresentação, também esclareceu dúvidas dos participantes.
As latas de leite em pó arrecadadas, como taxa de inscrição solidária e facultativa, foram doadas à Instalação do Menor da Região de Jacobina.
A edição do Conexão Contábil Bahia em Jacobina permanece disponível no Youtube, veja abaixo: