II Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público teve dois dias de casa cheia em Feira de Santana


Publicado por Comunicação CRCBA em 5 de agosto de 2024

Após realizar o primeiro Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – EBCASP, em Salvador, no ano  de 2023, e de sediar a Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios – Secofem em Lauro de Freitas, neste ano de 2024, o CRCBA realizou a segunda edição do encontro dos profissionais que atuam no segmento público e recebeu mais de 200 participantes nas instalações da Unex Feira de Santana, nos dias 01 e 02 de agosto.

A mesa de abertura do II Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – EBCASP teve as presenças do vice-presidente Técnico do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos; da  secretária de Comunicação da Prefeitura de Feira de Santana, Renata Maia; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE-BA, Inaldo da Paixão; do contador geral do Estado da Bahia, Manuel Roque Filho; do diretor de Finanças e Contabilidade do Ministério Público da Bahia, André Ribeiro; pelo presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia – Ucib, Maike Oliveira; da coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, Germane Sacerdote; da reitora da Unex Feira de Santana, Marcly Amorim Pizzani; e do representante do CRCBA em Feira de Santana, Franklin Franco.

O vice-presidente André Luís Barbosa externou os agradecimentos aos representantes da prefeitura municipal, do governo estadual, dos entes presentes e, em especial, à comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, representada pela conselheira Germane Sacerdote e pela contadora Elisângela Fernandes. “A Contabilidade precisa ser inclusiva, a gente precisa trazer um processo de acolhimento aos profissionais de todos os segmentos. Se vocês escolheram a Contabilidade para viver, precisam ser respeitados e tem que ter o nosso apoio. O CRCBA  está materializando hoje a valorização do segmento do setor público, tão importante para a nossa sociedade”.


Mesa Redonda “Comunicação Contábil: Descomplicando a informação para os diversos atores políticos e sociais”.


Oficina: Contabilização de Retenções a luz da IPC 11 e das Obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias declaradas na DCTFWEB.

A programação técnica do Ebcasp contou com painéis, mesas-redondas e oficinas que abordaram temáticas que giraram em torno da “Integridade, Transparência e Controle Social: como a Contabilidade contribui para o fortalecimento da confiança na Gestão Pública”. Foram discutidos a comunicação da Contabilidade com os diversos atores políticos e sociais, planejamento de compras públicas com a Lei 14.133/2021, encerramento de mandatos e diversas abordagens técnicas com as oficinas, que contaram com a experiência de especialistas de todo o país.


O presidente Sérvio Túlio de Moura saudou os participantes e realizou o encerramento do II Ebcasp.