I EBCASP foi um sucesso e já tem data para segunda edição, em 2024


Publicado por Comunicação CRCBA em 30 de maio de 2023

O I Encontro Baiano de Contabilidade aplicada ao Setor Público – EBCASP foi realizado nos dias 11 e 12 de maio, no auditório da Universidade Salvador – Unifacs, na capital baiana. Cerca de 180 participantes puderam aproveitar palestras, mesas-redondas, painéis e oficinas realizadas durante o Encontro. O sucesso do evento está refletido na sua continuidade – já foram definidas as datas de 16 e 17 de maio de 2024 para a realização da segunda edição do EBCASP.

Participaram da mesa de abertura o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva; o vice-presidente da Câmara Técnica, Cremildo Atanázio; a coordenadora da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCBA, Elisângela Fernandes; a conselheira Germane Sacerdote; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão dos Santos Araújo; o coordenador Administrativo-Financeiro da União dos Municípios da Bahia – UPB; e Adriano Cunha da Hora, coordenador de Gestão e Negócios da Unifacs.

A palestra de abertura do EBCASP ficou a cargo do conselheiro do TCE-BA, Inaldo Araújo, que falou sobre o cenário e as perspectivas do profissional contábil da área pública, com mediação de Vanessa Pereira. A programação seguiu com a mesa-redonda “Controle Social, Órgãos de Controle e Contabilidade de Mãos Dadas”, apresentada por Vitor Maciel, Flávio dos Santos Silva Reis, Sérgio Silva e mediação de Joanice Reis.


Durante o EBCASP, foram realizadas 9 oficinas com especialistas, com temas desde auditoria, SIAFIC, DCTFWEB, Sistema de Informação de Custos, dentre outros.

Ao fim do primeiro dia do EBCASP, foi apresentado o painel “Apresentação das Prestações de Contas do Município de Salvador e Estado da Bahia”, com participações de André Ribeiro (MPBA), Luciana Borges (Prefeitura de Salvador), Manuel Roque Filho (Estado da Bahia) e mediação de Fabiana Pessoa (Prefeitura de Amélia Rodrigues).

No dia 12, foi realizado o painel “Planejamento Orçamentário de Municípios de Pequeno e Médio Porte: Desafios e Oportunidades”, apresentado por Fernando Gentil, Germane Sacerdote, Leandro Estrela, com mediação de Daniel Pereira.