Guia Prático para Contadores de Cooperativas será lançado para a classe contábil nesta quinta-feira (20)

Publicado por Comunicação CRCBA em 19 de agosto de 2020

Com informações de IASMIN SANTANA – Sistema Oceb

O CRCBA lança oficialmente o Guia Prático para Contadores de Cooperativas para a classe contábil nesta quinta (20), com o Webinar Principais Aspectos da Contabilidade para Cooperativas. O evento será gratuito e será realizado das 15 às 16 horas, no portal EAD do CRCBA (crcba.elore.com.br).

Comissão de Contabilidade de Cooperativas da Bahia

O modelo cooperativista está presente em todo o mundo e se fortalece promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo, gerando crescimento econômico e bem-estar social. Para o pleno desenvolvimento das cooperativas, é fundamental uma estrutura contábil organizada e eficaz, pautada pela ética e transparência.

Para isso, a atuação da Comissão de Contabilidade de Cooperativas da Bahia, fruto da parceria do Sistema OCEB com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA), tem sido importante para melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas a partir da interação com os contadores que atuam nesse seguimento. Somado ao trabalho da comissão, o SESCOOP/BA promove há anos capacitações voltadas para os contadores por entender que qualificar esses profissionais que atuam no cooperativismo é estratégico para contribuir com o desenvolvimento dessas organizações que possuem especificidades na área contábil quando comparadas a empresas.

Esse entendimento de realizar ações para qualificar os profissionais contábeis para que possam melhor atender as cooperativas baianas sempre foi uma bandeira do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, por saber da necessidade das cooperativas trabalharem com transparência e, para isso, a atuação da contabilidade é essencial.

NOVIDADE

Um dos atuais resultados da comissão foi a elaboração de um Guia Prático para Contadores de Cooperativas que apresenta conceitos e informações sobre contabilidade voltada às cooperativas, explorando uma série de temas específicos da gestão dessas instituições, especialmente a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC).

Integrantes da comissão, cuja nova composição foi oficializada por meio da Portaria CRCBA Nº 44/2020, assinada em 13 de abril de 2020, entendem que esse material traz informações tanto para profissionais de contabilidade, quanto para estudantes e interessados no tema, pois o conteúdo está bem didático, ilustrativo e com linguagem objetiva.