Feira de Santana foi a capital da Contabilidade da Bahia no dia 14 de junho, quando recebeu a segunda edição do Conexão Contábil Bahia de 2024, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Feira de Santana. O evento contou com 270 participantes credenciados, sendo 90 na modalidade presencial e 180 na modalidade online. Compuseram a mesa de abertura, o presidente Sérvio Túlio de Moura; a conselheira e coordenadora da Comissão CRCBA Jovem, Adriana Macedo; o representante do CRCBA em Feira de Santana, Franklin Freitas; e o gestor da CDL de Feira de Santana, André Luís Costa.
O presidente Sérvio Túlio agradeceu aos representantes da CDL, bem como aos conselheiros, ao representante do CRCBA e aos colaboradores por contribuírem ao sucesso do evento e destacou a importância do tradicional encontro da classe contábil baiana. “Conexão é um forma de estarmos juntos, de estreitarmos laços, de buscarmos a solução dos nossos problemas e de nos capacitar, com crescimento profissional e pessoal. Que Deus nos dê um dia de muito conhecimento. Muito obrigado pela presença de todos”.
Abrindo a programação técnica, a consultora tributária Evalda Gonçalves apresentou a palestra “ICMS Além das Fronteiras: DIFAL, ST e os Impactos no Comércio”, traçando uma análise dos tributos desde a formação de preços, até os procedimentos específicos de transações interestaduais, antecipação parcial, substituição tributária, base de cálculo, dentre outros pontos relevantes do tema. O presidente Sérvio Túlio mediou a apresentação da palestra.
Na sequência, a psicóloga Ana Franco apresentou palestra sobre a Síndrome de Burnout. A palestrante falou sobre os reflexos do estresse no dia a dia das pessoas, suas causas e os sinais que acompanham os portadores até chegar ao burnout, situação de extremo cansaço físico e emocional. Após sua apresentação, representantes da Santa Casa de Feira de Santana falaram sobre o lançamento do Hospital Baiano de Oncologia e pediram apoio no programa de cidadania fiscal, que pode direcionar recursos à instituição por meio do direcionamento de notas fiscais.
A Ouvidoria do CRCBA mais uma vez colheu as reclamações, sugestões e sanou dúvidas dos profissionais de Feira de Santana e região, com mediação do ouvidor-adjunto do CRCBA, Jaguaratan Barbosa, do representante Franklin Freitas, do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson França e do presidente Sérvio Túlio de Moura.
No turno da tarde, o conselheiro Mário Lopes, especialista em Contabilidade Gerencial, falou sobre as estratégias para identificar oportunidades e riscos por meio das demonstrações contábeis, quando abordou os reflexos das decisões gerenciais tomadas à frente dos empreendimentos e a previsão de cenários futuros.
Por fim, a contadora Renata Cruz, membro da Comissão de Assuntos Tributários do CRCBA, abordou o impacto das retenções federais nas empresas, perpassando pela antecipação de receita tributária ao Fisco e instrumentos de controle e planejamento orçamentário fiscal.
O Conexão Contábil Bahia – edição Feira de Santana permanece disponível no canal do CRCBA no Youtube: