A segunda edição do Café com Contadores, por ocasião do Dia do Profissional da Contabilidade (celebrado em 25 de abril), aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, em Salvador. O evento realizado pela Fecomércio – BA, pelo CRCBA e pelo Sescap – BA contou com um salão cheio e palestras que reforçaram a importância do contador na gestão das empresas e do comércio.
O presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, ressaltou em sua fala de abertura a satisfação de poder realizar o evento pelo segundo ano consecutivo e reunir os profissionais da contabilidade baiana na Casa do Comércio, especialmente no mês em que se comemora o dia do profissional da contabilidade.
O presidente do CRCBA, Sérvio Túlio, apresentou as prerrogativas do Conselho de Contabilidade da Bahia – o Registro, a Fiscalização e a Educação Continuada destacando os esforços que o órgão tem feito para combater o exercício da profissão por leigos e estelionatários, bem como as tentativas de melhorias para a classe contábil quanto aos serviços utilizados em órgãos públicos.
“A parceria do CRCBA com a Fecormécio e com o Sescap é superimportante para toda a sociedade, pois o empresário tem condição de discutir mais diretamente com o profissional de contabilidade, tratando de todos os problemas e estreitando mais ainda os laços com os prestadores de serviços.”
O presidente do Sescap – BA, Agenor Cerqueira, destacou que a parceria da Fecomércio e do Sescap com os contadores é essencial e muito importante para deixar claro a importância do contador, do comerciante e do prestador de serviços, bem como a importância das relações sindicais nesse contexto.
O evento começou com a palestra do gerente jurídico da Fecomércio – BA, Renan Brandão, que abordou o Enquadramento Sindical, apresentando os aspectos conceituais e práticos da observância necessária para compreensão do instituto, o que define a representação sindical das empresas.
“O enquadramento sindical é de extrema importância para as empresas e para a contabilidade, uma vez que é essencial para a identificação do sindicato que representa a categoria econômica do empreendimento, além da correta identificação do instrumento coletivo de trabalho, o que torna o empreendimento e as operações das empresas mais seguras”, destacou Renan.
A gerente de finanças e negócios da Fecomércio, a contadora Rafaela Pereira, idealizadora do evento, externou a satisfação de receber os colegas de profissão e abordar esse tema importante para os profissionais, que é o direito sindical. “Em nome da minha profissão, eu entendo a importância do profissional contábil e o quanto, muitas vezes, estamos afastados das nossas entidades de classe, as quais deveríamos nos aproximar porque precisamos, enquanto empresários de contabilidade, desse apoio e desse momento de troca”, ressaltou Rafaela.
Para concluir, o contador Ricardo Santos palestrou sobre Contabilidade Consultiva, explicando o termo e apresentando as perspectivas atuais e futuras da contabilidade e dos profissionais.
“O contador é o profissional mais próximo do empresário, do pequeno comércio, do grande comércio, do prestador de serviço. Então, quando os profissionais contábeis estão preparados para agregar valor ao empresário, a sociedade acaba ganhando como um todo. Essa parceria junta contadores e entidades que têm um único propósito, que é melhorar o empreendedorismo na Bahia”, finaliza Ricardo.
Representando a classe contábil, estiveram presentes no evento o vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina do CRCBA, Edson França; a vice-presidente de Registro, Ana Lúcia Santos; a ouvidora do CRCBA, Vivian Nunes e os conselheiros do CRCBA Gilmar Mendes e Antônio Cláudio Vasconcellos.