Diversidade nos ambientes corporativos é abordada durante Fórum da diversidade e inclusão


Publicado por Comunicação CRCBA em 20 de outubro de 2023

Por Ana Paula Machado

Crédito Adilton Venegeroles

“O que estamos fazendo para mudar o olhar da contabilidade em relação à diversidade, e incluir, de fato, as pessoas nos ambientes?”, com esse questionamento o contador, professor, mestre em contabilidade, co-fundador do COLID, Daniel de Jesus Pereira começou o Fórum da diversidade e inclusão durante a tarde desta sexta-feira (20), dentro da programação do XVI Convenção de Contabilidade da Bahia (CCB).

Além de Daniel, participaram do painel, o contador e vice-presidente de registro do CRCMG, Renildo Dias de Oliveira, empresário e artista, Sulivã Bispo, e a contadora, líder índigena, mestre em contabilidade e diretora de Projeto do MUPOIBA, Jumara Payayá. O encontro foi mediado pelo jornalista Muller Nunes.

A diversidade e inclusão são conceitos fundamentais que se relacionam com a promoção da igualdade, equidade e justiça na sociedade e nos ambientes corporativos. “A gente sente a piadinha, os olhares e isso precisa ter um fim, com estudo, políticas públicas e pessoas interessadas em fazer essa pauta chegar em vários lugares”, disse a líder índigena, Jumara Payayá.

Os temas referem-se à presença de uma variedade de características, identidades e experiências entre as pessoas na sociedade. Isso inclui diferenças em raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidades, origem geográfica, religião e outras. 

“Na minha arte eu trago uma linguagem revolucionária. Tive uma criação militante, os lugares que passei me formaram como escudo para ser voz. Sempre soube que ia ser artista. Dessa forma vou me construindo, levando a minha mensagem de respeito e fazendo um humor pautado na cadeia afirmativa”, explicou o artista Sulivã Bispo.

A programação da Convenção continua até sábado (21), confira aqui a programação.