Cremeb e CRCBA discutem ações conjuntas para regularização de empresas de serviços médicos


Publicado por Comunicação CRCBA em 27 de fevereiro de 2024

Em reunião realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – Cremeb, nesta segunda-feira (26), o presidente Sérvio Túlio dos Santos de Moura, acompanhado do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson França, discutiram com o presidente da entidade médica, Dr. Otávio Marambaia, ações conjuntas para melhorias na gestão de empresas de serviços médicos.


Na foto, o presidente Otávio Marambaia (à esquerda), ao lado do presidente Sérvio Túlio de Moura e do vice-presidente Edson França.

Inicialmente, a parceria prevê a realização de um evento que envolverá as categorias médica, contábil e jurídica, para fornecer orientações sobre a importância da assessoria contábil na legalização de empreendimentos na área de medicina, com um planejamento tributário sólido, bem como o devido registro em Conselho Regional de Medicina. Dr. Marambaia sinalizou ocorrências comuns que têm gerado problemas na legalização de empresas de serviços médicos, como anúncio de serviço especializado sem especialista, inclusão de atividades não permitidas, dentre outras.

“Percebemos que muitos médicos têm a necessidade de mais orientações sobre a importância da assessoria contábil, tanto no cadastro como na regularização de empresas médicas, e a parceria com o Conselho de Contabilidade vem para sanar essa lacuna, além de outras contribuições para a gestão financeira na carreira profissional”, explica o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.

O presidente Sérvio Túlio vê de forma muito positiva a parceria entre as entidades. “Além de promover avanços na gestão dos Conselho de Classe, a parceria entre profissionais contábeis e médicos deve fomentar melhorias na regularização e gestão de empreendimentos que são cruciais à sociedade, bem como fortalecer um nicho relevante de serviços contábeis em nosso estado”.

Durante o encontro, foram debatidos pontos relevantes da gestão dos Conselhos de categorias profissionais, sobretudo relativos à fiscalização e à defesa das prerrogativas profissionais, pontos cruciais para se estabelecer um mercado regulado e justo para as categorias. A conversa evoluiu bem e foi sinalizada motivação de ambas as partes em formalizar um termo de cooperação técnica para a realização de eventos e ações de orientação profissional, com o intuito de promover melhorias aos profissionais da medicina e da contabilidade.

O próximo passo será a definição de datas para a realização do primeiro evento conjunto, que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.