CRCBA realizou seminário sobre Gestão de Condomínios para contadores e síndicos e discutiu o Novo Código Civil 


Publicado por Comunicação CRCBA em 9 de outubro de 2024

Nesta terça-feira (08), o CRCBA realizou o seminário “Oportunidades na Gestão de Condomínios: novidades para contadores e síndicos”, reunindo contadores, síndicos e estudantes interessados nas novas tendências e regulamentações da gestão condominial. 

O evento, que aconteceu na sede do CRCBA, em Salvador, contou com palestrantes reconhecidos e qualificados, oferecendo aos participantes uma visão atual e ampla sobre as mudanças legislativas para o nicho e sobre as práticas contábeis possíveis no setor. 

A abertura do seminário foi realizada pelo presidente do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos de Moura, que tem a prática de dar as boas-vindas aos participantes antes de cada evento, reforçando a importância da participação deles para a continuidade dessas ações. 

A programação teórica foi iniciada com a palestra do advogado Vander Ferreira de Andrade, doutor em direito pela PUC/SP, que abordou o “Novo Código Civil e o Condomínio Edilício”. Com vasta experiência na área, o palestrante ofereceu uma análise crítica das novas diretrizes legais que afetam a administração condominial. Vander enfatizou a importância da adaptação e da atenção às novas normas e discutiu exemplos práticos que ilustram a aplicação do código. 

Na sequência, a contadora Michele Lordêlo, conselheira e coordenadora da Comissão sobre Contabilidade e Gestão Condominial do CRCBA, apresentou a palestra “A Atuação da Comissão de Auditoria para Condomínios do CRCBA para o Contador e o Síndico”. A palestrante trouxe uma abordagem detalhada de como a auditoria pode auxiliar na transparência e na eficiência da gestão condominial, explicando melhor o papel da auditoria na prevenção de problemas financeiros e na promoção de uma administração mais responsável com a presença de um profissional da contabilidade. 

Ao final das palestras, ainda foi possível um momento de perguntas e respostas, que permitiu aos participantes esclarecer dúvidas diretamente com os especialistas. Esse espaço foi fundamental para proporcionar a troca de experiências e práticas entre os profissionais presentes, bem como permitir aos estudantes um aprendizado mais prático. 

Através da sugestão de inscrição solidária foram arrecadadas cerca de 40 latas de leite em pó, que foram destinadas à Associação Estrela da Manhã (AEM).