CRCBA realizou Seminário de Controle Interno e deu início ao Plano de Trabalho para 2023

Publicado por Comunicação CRCBA em 16 de agosto de 2022

Anualmente, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA define o seu Plano de Trabalho e o Plano Anual de Contratações – PAC, com o intuito de obedecer aos princípios legais que regem a administração pública, como transparência, economicidade e eficiência, dentre outros. Para otimizar esse processo, o CRCBA realizou o Seminário de Controle Interno, nos dias 11 e 12 de agosto, no auditório do Senar – Bahia, em Salvador. O seminário envolveu conselheiros, diretoria, coordenadores e encarregados dos setores do órgão e teve o objetivo de discutir o Plano de Trabalho de forma integrada e atingir o entendimento das melhores estratégias para alcançar as metas da gestão. Durante o Seminário, também são realizadas palestras, com o intuito de qualificar ainda mais a equipe de colaboradores.

A abertura do Seminário foi realizada com as presenças do presidente André Luís Barbosa dos Santos; da vice-presidente de Controle Interno, Josana Mota Bispo Amaral; e dos conselheiros Edson de Jesus França e Nelson Henrique Carvalho. Os representantes reforçaram a importância da troca de experiências e da atuação responsável e focada dos colaboradores na execução dos projetos em prol da classe contábil baiana.

Nelson Carvalho, conselheiro do CRCBA.

Germane Sacerdote, conselheira do CRCBA.

O conselheiro Nelson Carvalho deu início aos trabalhos técnicos com a palestra “Novos Desafios para uma Governança Estratégica”. Em seguida, a conselheira Germane Sacerdote apresentou a palestra “A importância do Planejamento na Administração Pública”.

Adailce Santos, controladora do CRCBA.

A palestra “Principais dificuldades encontradas pela Contabilidade na Execução do Orçamento e Plano Anual de Contratações 2022” foi apresentada pela controladora Adailce Santos, pela diretora executiva Margarete Luz; pela coordenadora de Contabilidade Jeane Borges, pela coordenadora de Desenvolvimento Operacional Ramaiana Assis e pelo encarregado do setor de Compras Valnei Fonseca.

Margarete Luz, diretora executiva do CRCBA.

O turno da tarde da quinta-feira (11/08) e todo o dia da sexta-feira (12/08) foram dedicados à oficina de projetos do Plano de Trabalho, quando os coordenadores e encarregados discutiram e apresentaram o planejamento para 2023. Os projetos apresentados durante o seminário seguem para ajustes e apreciação das respectivas Câmaras do Conselho, antes da aprovação final.

Sérvio Túlio dos Santos de Moura, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA.

Também participaram do treinamento o vice-presidente de Administração e Finanças, Sérvio Túlio dos Santos de Moura; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Antônio Carlos Ribeiro da Silva; a conselheira Vivian Nunes.