O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA e a Superintendência da Receita Federal do Brasil da 5ª Região Fiscal (Bahia – Sergipe) realizaram evento sobre a Destinação do Imposto de Renda Pessoa Física nesta terça-feira (18), na sede do Conselho, em Salvador. Na ocasião, gestores dos Fundos municipais e estaduais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, uniram-se aos profissionais contábeis para receber orientações da Receita Federal acerca da destinação do Imposto de Renda Pessoa Física aos Fundos Assistenciais, que contemplam projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O evento foi organizado pela Comissão CRCBA Voluntário, que tem entre os seus programas de atuação, a mobilização de profissionais contábeis para o incentivo à destinação de parte do imposto devido, sem nenhum custo ao contribuinte.
presidente do CRCBA, contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura, expressou sua alegria em receber a classe contábil para multiplicar um tema tão relevante para a sociedade. “Estamos muito felizes por termos realizado, através da nossa Comissão CRCBA Voluntário, o evento de destinação do Imposto de Renda da Pessoa Física, juntamente com a Receita Federal, os Fundos Municipais de Lauro de Freitas e de Salvador e os Fundos estaduais da Criança e do Adolescente e das Pessoas Idosas. Todos juntos com o único objetivo de levar conhecimento à sociedade”.
O superintendente adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, Ricardo Machado, falou sobre o projeto Receita Cidadã e a importância da classe contábil nesse contexto. “Esse evento específico faz parte de um projeto maior que é o Receita Cidadã, pelo qual a Receita busca incentivar ações de incremento de benefícios à sociedade. A destinação de parte do imposto de renda na declaração é muito importante e contamos om todos os contadores do estado da Bahia na divulgação e no incentivo aos seus clientes”.
O auditor fiscal da Receita Federal, Samuel Pereira, foi o responsável por apresentar todos os detalhes do processo de destinação do imposto de renda pessoa física, que deve ser realizado no próprio programa da Declaração e no modo completo. O palestrante alerta que o pagamento do DARF, no valor referente à doação, deve ser realizado até a data limite da entrega da declaração. É possível doar até 3% do imposto a pagar para cada fundo (para crianças e adolescentes; e para idosos).
A conselheira Alice Porto, coordenadora da Comissão CRCBA Voluntário, mediou a apresentação do tema e destacou o projeto de incentivo aos profissionais contábeis para a mobilização de seus clientes para a adesão à destinação do imposto. “O evento teve o esclarecimento da Receita Federal aos profissionais da contabilidade, para que esses profissionais se tornem multiplicadores e, assim, possamos alcançar um maior número de destinações”.
Durante o evento, gestores dos fundos assistenciais municipais e estadual puderam debater o modelo de destinação, esclarecer dúvidas dos presentes sobre a aplicação dos recursos e propor melhorias às normas aplicadas. Estiveram presentes Tânia Almeida, gestora do Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fecriança); Raíldes Alves, gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa; Edmilson Araújo, Conselheiro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; e Wagner dos Reis Oliveira, coordenador do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
Solenidade de entrega de carteira de identidade profissional
Antes de iniciar as atividades do evento de Destinação do Imposto de Renda, foi realizada solenidade de entrega de carteira de identidade profissional aos novos colegas que iniciam sua carreira na profissão contábil. A vice-presidente de Registro e Cadastro do CRCBA, Ana Lúcia Santos Barros da Silva, a ouvidora geral Vivian Nunes e o conselheiro Evaldo Pereira de Souza conduziram a solenidade junto ao presidente Sérvio Túlio.