CRCBA apresenta os novos representantes da classe contábil à sociedade baiana em uma emocionante solenidade


Publicado por Comunicação CRCBA em 28 de março de 2024

Comunicação CRCBA
Fotos: Joan Souza

Na noite desta quarta-feira (27), a sociedade baiana foi apresentada solenemente aso novos representantes da classe contábil baiana. O salão Lótus do Fiesta Bahia Hotel recebeu autoridades da classe contábil e da sociedade civil para conhecer a nova diretoria, os novos conselheiros, bem como os representantes do CRCBA no interior do estado e os coordenadores das comissões técnicas e institucionais.

Uma cerimônia emocionante conduziu o contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura à presidência do Conselho de Contabilidade da Bahia, ao lado dos conselheiros que compõem a Diretoria e 1/3 do plenário do ente que tem a missão de registra e fiscalizar a atividade contábil no estado baiano, bem como promover ações de Educação Continuada e representar as demandas da categoria junto à sociedade civil organizada.

A mesa diretora do evento foi composta pelo presidente, então empossado, Sérvio Túlio dos Santos de Moura; pelo vice-presidente Técnico do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos (presidente da gestão 2022-2023); pela vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Maria Dorgivânia Arraes Barbará; pela presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade – FBC, Sandra Gomes Santiago; pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia, José Joventino; pelo presidente do IBRACON, Sebastian Soares; e pelo presidente do SESCAP – BA, Agenor Cerqueira de Freitas.

Em um discurso emocionante, com o qual consagrou a importância da família e uma trajetória pautada na educação, no trabalho e no amor à Contabilidade, o presidente empossado, contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura, pontuou que conhece as dores dos profissionais contábeis e se comprometeu a trabalhar para amenizá-las.

“Temos consciência e sabemos que muito temos a fazer para amenizar os sofrimentos, dores e stress da classe contábil da Bahia. temos problemas básicos e graves, que atrapalham e dificultam o nosso trabalho”. Sobre o excesso de obrigações acessórias, pontuou, “entendemos que são necessárias e fundamentais aos órgãos públicos e fiscalizadores, não somos contra. Entretanto, serem implantadas sem ouvir o principal executor, que é o profissional contábil, é gerar risco de multas e penalidades desnecessárias”. O presidente empossado assumiu o compromisso de combater o exercício da Contabilidade por leigos e estelionatários no estado. “Temos o objetivo de acabar ou diminuir as queixas dos profissionais e dos empresários que denunciam estes leigos e estelionatários, por lhe causarem prejuízos financeiros e patrimoniais”.  Por fim, pontuou a união como o lema da gestão. “Que Deus nos dê sabedoria, saúde e capacidade de conduzirmos juntos os sonhos da classe contábil da Bahia. O nosso lema é unir para fortalecer, vamos em frente”!

André Luís Barbosa reforçou em seu discurso o agradecimento a todos que o acompanharam em sua gestão, pelos feitos realizados em prol da classe contábil e reiterou o compromisso com o que vem a seguir junto à nova gestão. “Nesse momento de transição, gostaria de agradecer todo cuidado e apoio que recebi nesses últimos dois anos que estive à frente do CRCBA. Reforço que nada foi feito sozinho, e preciso agradecer, de coração, aos conselheiros e conselheiras, ao conselho diretor do período, aos colaboradores do CRCBA e, de forma muito especial, aos profissionais contábeis que acreditaram e contribuíram com cada projeto implementado. Sérvio Túlio, desejo a você que possa ter sabedoria e força para conduzir os trabalhos do CRCBA, e lembre-se que pode contar sempre comigo e com a nossa potente classe contábil baiana e vamos torcer pra que você possa fazer uma gestão bem melhor, porque é dessa forma que crescemos para a classe e junto com a classe.”, afirmou.

A vice-presidente de Política Institucional do CFC, Maria Dorgivânia, destacou em sua fala a sua admiração e respeito pela diretoria antecedente, evidenciando que as conquistas de um refletem no todo. Ratificou a parceria do CFC e o desejo de continuar contribuindo para a classe contábil baiana. “Em nome do Conselho Federal de Contabilidade, cumprimento os mais de 22 mil profissionais da Contabilidade registrados aqui no CRCBA. Presidente Sérvio Túlio, estamos radiantes em saber que você representa a continuidade de um trabalho bem sucedido e a potência para que mais inovações e projetos de sucesso venham a ser implementados. A sua equipe é composta de profissionais comprometidos, éticos, que possuem visão estratégica e larga experiência em várias áreas da Contabilidade. Tenho a convicção de que vão colher excelentes frutos deste solo fértil chamado Conselho Regional de Contabilidade da Bahia”, ressaltou Maria Dorgivânia.

Todos os membros da mesa diretora destacaram em suas falas o compromisso com o crescimento, protagonismo e aprimoramento da classe contábil, desejando votos de uma excelente e frutífera gestão.

“O Sindicato de Contabilistas do Estado da Bahia se faz aqui presente e agradece o convite do CRCBA, mais um vez, para direcionar à diretoria anterior os agradecimentos às conquistas conseguidas no ramo da Contabilidade e desejar à diretoria que ora assume muito sucesso, muita luta e pedir a Deus que ilumine a cabeça dos gestores para que todos os objetivos desejados sejam atingidos, sempre em prol da classe contábil.”, concluiu José Joventino.

A presidente da FBC, Sandra Gomes Santiago, reforçou em seu discurso a parceria com o conselho. “A Fundação Brasileira de Contabilidade é, tradicionalmente, uma parceira dos conselhos regionais de contabilidade no desenvolvimento das ciências contábeis, na qualificação dos profissionais e na valorização da nossa categoria. Hoje venho reforçar esses laços e trazer os mais sinceros votos de sucesso à gestão do Conselho com o maior número de profissionais da região Nordeste, o sexto em nosso país. Parabenizo a nova diretoria, os novos conselheiros e desejo muito sucesso nessa nova missão que hoje se inicia de forma solene”.

Sebastian Soares, presidente da IBRACON, apresentou os desafios a serem enfrentados pelo órgão e destacou a importância de, nesses momentos desafiadores, protagonizar cada vez mais a classe contábil. “Estou muito honrado de estar aqui e gostaria de falar de dois desafios que temos enquanto classe contábil e auditoria independente, aproveitando para destacar a importância do papel do contador no desafio da reforma tributária e em todos os seus reflexos, seja na Contabilidade, seja nas obrigações acessórias ou na apuração do Imposto de Renda. Outro desafio é em relação à agenda de sustentabilidade e as suas divulgações, que serão mandatórias a partir de 2026. Por isso, o compromisso do IBRACON é se juntar a cada conselho regional para que sejamos uma fonte de capacitação, de treinamento e de consultas para que possamos fazer bonito lá na frente. Então, eu desejo todo sucesso do mundo à nova diretoria neste momento oportuno de posicionar a classe contábil na posição que ela merece e tem que ser no ponto de vista de protagonismo”.

O presidente do Sescap – BA, Agenor Cerqueira, comentou o lema da gestão, destacando a importância da profissão contábil em tempos futuros. “Esta parceria, não tenho sombras de dúvidas que será continuada por Túlio, que veio para unir a classe contábil, por isso o lema desta gestão, que é unir para fortalecer, unir os contadores, unir essa classe tão importante, uma classe que nos próximos anos irá batalhar muito com mudanças dos nossos procedimentos contábeis , tributárias e automaticamente de toda uma legislação. Que seja uma gestão muito frutuosa.”

Na ocasião também estiveram presentes autoridades e representantes de órgãos parceiros do CRCBA, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade baiana e para o bom desempenho da profissão contábil. Entre elas, Francisco Lessa Júnior, o superintendente regional da Receita Federal do Brasil; Marise Chastinet, presidente da JUCEB; Maria Constança Galvão, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia; Carine Magalhães, superintendente do Senar Bahia, além de presidentes, vice-presidentes e conselheiros de diversos CRCs.

A solenidade de posse foi transmitida ao vivo pelo canal do CRCBA no Youtube e está disponível:

 

Confira abaixo a Diretoria e conselheiros empossados:

Presidente – Sérvio Túlio dos Santos Moura;

Vice-Presidente de Administração e Finanças – Altino Do Nascimento Alves;

Vice-Presidente de Controle Interno – Josana Mota Bispo Amaral;

Vice-Presidente de Registro – Ana Lúcia Santos Barros da Silva;

Vice-Presidente De Fiscalização, Ética E Disciplina –Edson De Jesus França;

Vice-Presidente Técnico – André Luís Barbosa dos Santos;

Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional – Antônio Carlos Ribeiro da Silva;

Ouvidor Geral – Vivian Nunes de Jesus da Silva

Ouvidor Assistente – Jaguaratan Souza Barbosa

Superintendente de Delegacias – Maria do Socorro Galdino Moreira;

Superintendente Adjunto de Delegacias – Alex Vieira de Oliveira.

 

Conselheiros efetivos

Antônio Claudio Silva de Vasconcellos
Cristiano Silva Borges
Lucy Geane Rios Evangelista
Maria Alice Guedes Porto
Maria do Socorro Galdino Moreira
Nelson Henrique de Carvalho
Renê Silva da Costa

Conselheiros suplentes

BabyThyers Fernandes de Cerqueira
Gilmar Mendes Rodrigues
Gilvan Ribeiro de Assis
Jaguaratan Souza Barbosa
Michele de Oliveira Lordêlo
Sandoval Costa Neto
Vanessa Pereira França de Assis