O Conexão Contábil Bahia, evento promovido anualmente pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, carrega a proposta de disseminar temáticas importantes acerca da Contabilidade, segmentadas para cada região do estado, a fim de aproximar os profissionais contábeis de toda a Bahia e entender as suas demandas in loco.
A primeira edição do Conexão Contábil Bahia 2024 aconteceu nesta quinta-feira (23), e fez de Jequié, Cidade Sol, a capital da Contabilidade. O evento foi realizado no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, no bairro Jequiezinho, e foi transmitido ao vivo pelo canal do CRCBA no Youtube.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CRCBA, Sérvio Túlio de Moura; pela vice-presidente de Controle Interno, Josana Mota; pelo representante do CRCBA em Jequié, Mário Miranda; pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jequié, Hugo Brito; pelo fiscal do Departamento de Tributos do município, Eliandson Dias; pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jequié, Celso Galvão e pelo presidente do SESCON, José Roberto.
Todas as autoridades evidenciaram o valor acrescido ao evento a ser realizado no município de Jequié, bem como frisaram a importância do profissional contábil no desenvolvimento de uma região. O presidente Sérvio Túlio reforçou a importância da continuidade desse evento, destacando que o Conexão representa mais do que atualização profissional e promoção de educação continuada, e sim um momento de gerar conexões entre os profissionais do estado, fortalecendo a profissão e estreitando laços.
O evento começou com a palestra do contador Anderson Vilaça, membro da Comissão de Assuntos Tributários do CRCBA, que falou sobre “Aspectos relevantes do ICMS”. O instrutor apresentou a base de cálculo do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, bem como as alíquotas e suas variações e atualizações, destacando também as obrigações acessórias do contribuinte.
Seguindo a programação, a ouvidora geral do CRCBA, conselheira Vivian Nunes, mediou o momento “Com a palavra, os profissionais da contabilidade!”. O espaço disponibilizado permitiu que os profissionais presentes dialogassem com a Ouvidoria e apresentassem suas demandas, sugestões e dificuldades vivenciadas no cotidiano.
O evento continuou com palestra sobre EFD e SPED Fiscal, ministrada pelo contador Ygor Silva, especialista no Simples Nacional. O palestrante destalhou as características da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e do funcionamento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) fiscal.
Para finalizar a primeira edição do Conexão Contábil Bahia, o advogado e professor de direito tributário e financeiro da UFBA e da UESC, Harrison Leite, ministrou palestra sobre planejamento tributário. Harrison trouxe o cenário atual do processo da reforma tributária, estabelecendo para os empreendedores um guia para melhor lidar com os impostos de suas empresas e entender, de maneira inteligente, como se adequar ao cenário de mudanças tributárias.
O evento contou com a inscrição solidária sugestiva de 01 lata de leite em pó, que foram destinadas ao Abrigo dos Idosos de Jequié.
O próximo Conexão Contábil Bahia já tem data marcada: no dia 14 de junho, Feira de Santana será a capital da Contabilidade do estado. As inscrições estão abertas, acesse crcba.org.br/eventos/ e saiba mais.
Veja o evento na íntegra: