Na última sexta-feira (18), a cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, sediou a 6ª edição do Conexão Contábil Bahia de 2024, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCBA). O evento, que aconteceu no Colégio Modelo, reuniu profissionais da contabilidade, empresários e estudantes, com o objetivo de discutir temas relevantes da área contábil, incluindo assuntos tributários, contabilidade para micro e pequenas empresas e EFD Reinf.
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, Altino Alves, realizou a abertura do evento reforçando a satisfação de levar o Conexão Contábil à Guanambi. “O Conexão Contábil é uma ação de promoção de educação continuada, pois visa difundir conhecimento e levar até o interior do estado, eventos que contribuam no processo de formação do contador. Trazer o Conexão para essa cidade tão importante para o nosso estado, que contribui significativamente para o desenvolvimento da Bahia, é gratificante”, reforçou Altino.
O representante do CRCBA em Guanambi, Sebastião de Oliveira Gomes e o conselheiro do CRCBA da região, Pompílio Rodrigues Donato, também participaram da cerimônia de abertura do evento.
O evento foi iniciado com a palestra da contadora Vanessa Assis, conselheira e coordenadora da Comissão de Assuntos Tributários do CRCBA, que abordou os principais pontos da reforma tributária e seus impactos na contabilidade. A palestrante ofereceu uma visão detalhada sobre as mudanças legislativas que afetam o setor.
Seguindo a programação, o painel “Com a Palavra, os Profissionais da Contabilidade de Guanambi” abriu espaço para diálogo com os participantes, com a participação do vice-presidente de Administração do CRCBA, Altino Alves, e da secretária da Ouvidoria do conselho, Daiane Santos. No momento, os profissionais presentes puderam apresentar as suas demandas e as peculiaridades enfrentadas no exercício da profissão na região.
No período da tarde, o contador e empresário Matheus Neris, coordenador adjunto da Comissão de Jovens Lideranças do CRCBA, apresentou uma palestra voltada para a contabilidade de micro e pequenas empresas, destacando estratégias para o fortalecimento desse segmento.
Encerrando o dia de atualização profissional, o contador Anderson Vilaça, Membro da Comissão de Assuntos Tributários do CRCBA, conduziu a palestra sobre a EFD-Reinf, abordando tanto a teoria quanto a prática desse módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Além da programação técnica, o evento, como de costume, teve sugestão da inscrição solidária. Foram arrecadados 97 quilos de alimentos não perecíveis, destinados à Casa de Acolhida Madre Ippolita – Associação Aconchego e Vida.
A 6ª edição do Conexão Contábil Bahia foi transmitida ao vivo pelo canal do CRCBA no Youtube e continua disponível para acesso: