4ª edição do Conexão Contábil Bahia amplia discussões sobre Reforma Tributária e Agronegócio em Luís Eduardo Magalhães


Publicado por Comunicação CRCBA em 18 de julho de 2025

Nesta quinta-feira (17), a pérola do Oeste Baiano, Luís Eduardo Magalhães, sediou a 4ª edição do Conexão Contábil Bahia 2025, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA). O evento reuniu profissionais da contabilidade da região no Centro de Capacitação do SENAR-BA e profissionais contábeis de todo o estado acompanharam a transmissão ao vivo pelo Youtube. 

Com uma programação intensa de aprendizado, diálogo e fortalecimento da classe contábil, o encontro iniciou com a tradicional fala de abertura do presidente do CRCBA, o contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura, que destacou a prerrogativas do Conselho e a satisfação de, através do Conexão Contábil, promover eventos de educação continuada em todo o estado. 

A primeira palestra do dia abordou um dos temas mais relevantes da atualidade: a Reforma Tributária e a Importância da Gestão de Mudança. A conselheira e coordenadora da Comissão de Assuntos Tributários do CRCBA, a contadora Vanessa Assis, foi responsável por ministrar o tema, destacando os impactos da reforma para empresas e profissionais da contabilidade, alertando para a necessidade de adaptação estratégica diante das novas diretrizes fiscais. 

Em seguida, o evento abriu espaço, como de praxe, para o diálogo direto com os profissionais locais no “Momento da Ouvidoria: Com a Palavra, os Profissionais da Contabilidade de Luís Eduardo Magalhães”, conduzido pela ouvidora geral do CRCBA, a contadora Vivian Nunes, e pelo presidente Sérvio Túlio, com a participação do representante do CRCBA na região, Vanoli Kuntz, o momento foi marcado por escuta ativa, compartilhamento de demandas e alinhamento das realidades regionais da profissão. 

Durante a tarde, os participantes acompanharam a oficina “Contabilidade no Agronegócio: do modelo atual às percepções com a reforma tributária”, ministrada pelo contador e professor universitário Ademir Junior, referência nacional na área. A atividade proporcionou uma imersão nas particularidades do setor do agronegócio, que tem grande relevância econômica para o município e para o estado da Bahia, especialmente na região oeste. 

O evento contou com a inscrição solidária mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, reforçando o compromisso social do CRCBA. A iniciativa contou com o apoio do Sescap-BA e do Sindiconta-BA, além da parceria com o SENAR-BA, Thomson Reuters, Windel Sistemas e o Parceiro do Contador. 

As edições do Conexão Contábil Bahia reafirmam o propósito do CRCBA de descentralizar o conhecimento, fortalecer a categoria e promover o diálogo contínuo sobre os desafios e transformações do cenário contábil.

A 4ª edição, em Luís Eduardo Magalhães, foi transmitida ao vivo e permanece disponível no Youtube.