Revista Diálogo Contábil #4


Publicado por Comunicação CRCBA em 20 de setembro de 2021

Gostaria de iniciar esse editorial com uma palavra de Gratidão pelo empenho e cuidado que a vice-presidente técnica Profa. Dra. Sonia Gomes tem demonstrado para que essa revista possa ter qualidade técnica, pois quem honra, honra. Essa edição propõe um repensar de nossas práticas enquanto profissionais de contabilidade dentro das organizações. O tema resiliência organizacional nos leva a pensar como poderemos ter clareza em ações futuras na prática profissional.

No mundo das Empresas, o Diálogo Contábil trás pesquisas e artigos bem interessantes. Não deixe de ler a pesquisa realizada a respeito do impacto da covid-19 nos escritórios de contabilidade e a discussão do ESG (ambiental, social e Governança) que mede o impacto ético e sustentável de um investimento.

No mundo empreendedor a professora Dra. Lorena Pinho nos blinda com a discussão que em nossas relações profissionais precisamos ir além da resiliência e termos uma postura antifrágil após as adversidades vividas.

Na parte da revista que retrata o Mundo Acadêmico tem uma pesquisa sobre o estereótipo dos profissionais de contabilidade da Bahia no qual o resultado foi extremamente positivo, pois a população baiana pesquisada reconhecem os contadores como profissionais de excelência, éticos e de suma importância para a empresa e para a sociedade. Outra pesquisa apresenta uma análise nas IES brasileiras a respeito da educação para a sustentabilidade nos cursos de Ciências Contábeis. A leitura da revista vai ficando cada vez mais prazerosa e agradável. Nos deparamos com outra pesquisa a respeito de mensuração e divulgação dos custos ambientais e outra que aborda a captação de recursos das micro e pequenas empresas, muito interessantes e atuais.

palavra de ordem em todos os relatos se fosse realizar uma síntese seria MUDANÇA DE MENTALIDADE que o profissional de contabilidade atual precisa ter coragem para seguir vencendo os obstáculos e nas adversidades ser resilientes e sair fortalecidos praticando uma postura antifrágil.

A Leitura desta edição vai ficando muito prazerosa e chegamos ao perfil de um profissional de contabilidade e nesta edição tive o privilégio de relatar para os leitores a minha trajetória de vida, na qual foi marcada por superações e conquistas. Que essa história contribua para o crescimento pessoal dos leitores e que aprendam cada dia que o exercício da FÉ em Deus faz um grande diferencial na vida e como fez na minha espero que faça na vida de vocês.

Finalizo aqui este editorial emocionado em ler novamente o que escrevi da minha trajetória. Não poderia deixar de agradecer a todos os envolvidos para que essa revista chegasse com esse nível de qualidade técnica.

Que o bondoso Deus continue derramando sua Graça e amor a todos nós.

Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva

Presidente do CRCBA