XXIX Secofem promoveu atualização dos profissionais contábeis da área pública em Lauro de Freitas – BA


Publicado por Comunicação CRCBA em 4 de junho de 2024

Mais de 300 profissionais da Contabilidade que atuam na área pública participaram da XXIX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios – Secofem, de 3 a 7 de junho, em Lauro de Freitas, na Faculdade Unime.  O evento se propõe a debater temas de grande relevância da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, como Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro – SICONFI, convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, dentre outros. 

Participaram da mesa de abertura da Secofem o presidente do CRCBA, Sérvio Túlio de Moura; o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN, Alex Fabiane Teixeira; o coordenador- adunto da Câmara Técnica do CFC, Wellington Cruz; o coordenador de Controle Externo do TCE-BA, Bruno Ventim; o contador geral do Estado da Bahia, Manuel Roque Filho; o conselheiro do TCE-BA,  Ronaldo Sant’anna; a contadora geral do Municípios de Salvador, Luciana Borges; e o superintendente de Adminstração do MP-BA, André Luis Ribeiro. 

O presidente Sérvio Túlio Moura destacou a importância dos profissionais na gestão pública. “De uma ponta, auxiliamos empresários e contribuintes no cumprimento das obrigações acessórias, em outra, assessoramos os gestores para que os recursos arrecadados sejam efetivamente  convertidos em serviços de utilidade pública. É com enorme satisfação que contribuímos para esse processo. Desejo uma semana enriquecedora a todos”. 

 O contador geral do Estado da Bahia, Manuel Roque Filho, falou sobre a importância da parte prática que o evento aborda. “A SECOFEM é um evento em que nós estamos trazendo professores, instrutores de várias partes do Brasil, que colocam a mão na massa e que atuam na prática, a ideia é que seja um evento pautado no viés prático. É um orgulho muito grande ter realizado esse grande encontro da contabilidade pública”. 

Wellington Cruz, coordenador- adjunto da Câmara Técnica do CFC, saudou os participantes em nome do presidente Aécio Prado Dantas Júnior, que estava em cumprimento de outra agenda institucional, e falou sobre o trabalho conjunto que o CFC desenvolve junto à STN. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Secretaria do Tesouro Nacional pela frutífera parceria que mantém com o Conselho Federal de Contabilidade há vários anos. Nós temos juntos uma história vitoriosa que inclui várias edições exitosas da Secofem e tantas outras atividades que, de fato, contribuem para o desenvolvimento sustentável do Brasil”. 

O coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN, Alex Fabiane Teixeira, destacou a importância da participação da STN na realização da semana. “A Secretaria do Tesouro nacional tem a atribuição de exercer esse apoio institucional aos estados e aos municípios, no próprio desenvolvimento e capacitação da federação. A SECOFEM é esse instrumento que possibilita vermos o nosso contador cada vez mais aperfeiçoado”. 

Após a solenidade de abertura, o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da STN, Alex Fabiane Teixeira, ministrou a palestra “Relatórios de Sustentabilidade e o Impacto na Contabilidade Aplicada ao Setor Público Brasileiro”. Na oportunidade, abordou a necessidade do controle da sustentabilidade para a transparência e o controle das contas públicas. O palestrante exemplificou os eventos climáticos que acometem o mundo e como as ações e políticas de desenvolvimento sustentável, de redução de impactos ao meio ambiente e de prevenção de catástrofes, como o ocorrido no sul do Brasil, devem ser registradas e acompanhadas pelos gestores públicos. 

A XXIX Secofem é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Secretaria do Tesouro Nacional – STN, Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA; Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE-BA; e Secretaria da Fazenda Municipal de Salvador. Até a sexta-feira foram ministradas 36 oficinas, num total de mais 140 horas de programação. A SECOFEM reúne profissionais que atuam no segmento público, bem como especialistas de renome nacional para compor a programação deste que é um dos maiores eventos de Contabilidade aplicada ao Setor Público do país.