Vereadores e profissionais de Vitória da Conquista se reúnem em celebração ao Dia do Contador


Publicado por Comunicação CRCBA em 29 de setembro de 2021

Fonte: Ascom da Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores e profissionais se reúnem em celebração ao Dia do Contador

Na noite desta terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Audiência Pública em celebração ao Dia do Contador (Bacharel em Ciência Contábeis). O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro, data que relembra a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do país, no ano de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A profissão é cada vez mais reconhecida e requisitada para o centro das discussões e tomada de decisões em empresas e órgãos públicos.

Antônio Carlos Ribeiro, conselheiro-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, falou da alegria de reencontrar os colegas de profissão na audiência. Ele explicou que é a primeira vez que faz uma viagem no contexto da pandemia. E frisou que a contabilidade é a ciência que controla o patrimônio e vem se desenvolvendo ao longo da história, desde tempos antigos como a época do Império Romano até os dias atuais, nos quais a tecnologia se impõe como desafio. “O mundo mudou. A única certeza que temos é a mudança”, falou.

Proponente da Audiência Pública, o vereador Valdemir Dias ressaltou a importância desses profissionais. “A importância desse profissional é inegável para a sociedade contemporânea, por se tratar de um profissional habilitado para trabalhar em áreas como perícia, auditoria, controladoria e planejamento tributário, bem como na realização de consultorias para pessoas físicas e jurídicas de direito público e privado, analisando dados e colaborando para o conhecimento da saúde social e financeira, apontando os melhores caminhos para um crescimento seguro”, destacou Dias.

Os professores e contadores Paulo Pires e Dirlêi Bonfim protagonizaram apresentações artísticas na abertura da audiência.

Wellington do Carmo Cruz, representante do Conselho Federal de Contabilidade, enviou uma mensagem em vídeo. Ele parabenizou a categoria pelo Dia do Contador e agradeceu a iniciativa do vereador Valdemir Dias e da Câmara, uma forma de reconhecimento aos contadores.

Andrei Soares de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), falou da honra de fazer parte das comemorações do Dia do Contador, profissão que escolheu. Andrei falou de sua escolha pelo curso de graduação em Contabilidade e como o preparou para assumir as funções de auditor fiscal e gestor público. Ele ainda destacou a importância desses profissionais para que a Receita Federal cumpra a sua missão.

A vice-presidente do Sincontec, Andreza Novais, agradeceu a Câmara pela celebração da data. “Estar aqui, na Casa do Povo, recebendo essa justa homenagem é uma honra muito grande”, disse. “Nossa profissão é fundamental para a sustentabilidade nos negócios do país”, completou.

Josafar de Jesus Barreto, vice-presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), falou dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus à humanidade. “Mas vencemos, estamos aqui”, declarou. Josafar pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e em solidariedade às famílias que perderam entes para o vírus. Ao final, recitou uma poesia em homenagem ao momento.

O Delegado do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Amauri Soares, chamou atenção para a importância dos profissionais de Contabilidade no contexto da pandemia. “Nunca se utilizou tanto das ferramentas de contabilidade quanto nessa pandemia”, disse o delegado, apontando o quanto as empresas precisaram consultar suas condições contábeis para enfrentar o período.

O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, disse considerar a Contabilidade como um importante instrumento. “Não apenas compila dados econômicos, é um instrumento de planejamento, de tomada de decisão”, disse ele. “Seria praticamente impossível uma administração tributária sem o concurso dos contadores”, avaliou Sala.

O vereador Ricardo Babão apontou a importância da Contabilidade para os empreendimentos. “Uma empresa só sabe do seu sucesso ou insucesso por causa dos contadores”, disse. Ele lembrou que Conquista é uma das melhores cidades para se viver graças à administração pública e das empresas que aqui estão instaladas e impulsionam a economia local. “Sem vocês, Conquista não seria o que é”, disse o parlamentar, que deixou o seu mandato à disposição da categoria. “Podem contar com a gente aqui”, finalizou.

O vereador Chico Estrella, Líder do Governo, ressaltou o papel fundamental dos contadores para o desenvolvimento do país, pois o trabalho deles orienta a tomada de decisão pelos gestores públicos e melhora a arrecadação tributária. Estrella avalia que passa pela contabilidade todo o desenvolvimento econômico. Ele afirmou que a categoria merece mais valorização. “Contadores perdem muito tempo nas repartições públicas”, lamentou.

O Líder do Governo afirmou que a Prefeitura Municipal não precisa buscar fora do município assessorias contábeis, porque Conquista possui profissionais “incríveis”. Ele destacou a contribuição da contabilidade para o setor público ao apontar caminhos para melhorar a arrecadação, estabelecer estratégias para melhorar os fundos públicos, especialmente àqueles voltados para o público infanto-juvenil, nos quais as empresas podem deduzir impostos e destinar a esses fundos.

Durante a audiência, o professor Alexandre Alcântara da Silva proferiu uma palestra a respeito das transformações que a pandemia provocou nas rotinas dos profissionais da contabilidade.

Na audiência aconteceu ainda a posse da nova diretoria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Vitória da Conquista (SINCONTEC-Ba), biênio 2021-2023. O mandato do vereador Valdemir Dias homenageou pessoas que contribuíram para a realização da audiência e profissionais da área da contabilidade.