Revista Diálogo Contábil #2


Publicado por Comunicação CRCBA em 27 de dezembro de 2019

Gostaria de iniciar este editorial parabenizando o esforço da nossa vice-presidente técnica, a Dra. Sonia Gomes, para que essa obra pudesse ser disponibilizada para todos os colegas profissionais contábeis da Bahia, do Brasil e quiçá do mundo.

A temática proposta é por demais pertinente e atual, pois falar de sustentabilidade ambiental é situação emergente nos dias de hoje. Precisamos proteger o meio ambiente, se queremos manutenção da espécie humana neste planeta. Estamos vendo os efeitos do passado hoje, com o aquecimento global.

A contabilidade, enquanto ciência, poderá contribuir com o meio ambiente por meio de ações efetivas na área de identificação dos controles financeiros. A professora Doutora Sonia Gomes faz com maestria uma chamada da responsabilidade social corporativa em escritório de contabilidade e também relata algumas ações realizadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia na atual gestão (2018-2019), para atender à agenda de sustentabilidade através de ações para o desenvolvimento sustentável. Em seguida, somos blindados com os esclarecimentos do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), relatado pela conselheira professora Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Luciana Simões, atual coordenadora regional do PVCC.

Na sequência, adentramos no mundo das empresas de contabilidade e tivemos o privilégio de conhecer as práticas de responsabilidade social em escritórios de contabilidade. Como se pode perceber, a empresa é a cabeça do gestor, e isso fica evidente com a entrevista realizada com a CEO da empresa Brito e Santana Assessoria Contábil e Tributária, a profissional contábil Evalda Gonçalves, atual conselheira do CRCBA, que incentiva os seus colaboradores a desenvolver um ambiente sustentável e responsável com o meio ambiente. O protagonismo das mulheres no mundo corporativo como gestoras têm crescido e os desafios delas enquanto empreendedoras são muitos.

Nesta edição, a profissional contábil Joseane Portugal, atual conselheira do CRCBA, esclarece alguns pontos importantes. A revista passeia no mundo acadêmico e contempla o leitor com dois artigos bem interessantes, que abordam temas como Estresse Ocupacional nos escritórios de contabilidade: uma análise no município de Feira de Santana; e a relação entre ciclo de vida organizacional e características da estrutura organizacional de micro e pequenas empresas da cidade de Ubaitaba – BA.

Esta edição é concluída com a história e experiência de vida da contadora Célia Sacramento, que recebeu neste ano a homenagem de contadora benemérita pelos relevantes serviços prestados à classe Contábil baiana – uma justa homenagem. Desejo a todos os leitores que aproveitem essa edição e que tenhamos sempre oportunidades de compartilhar saberes e conhecimentos para o crescimento pessoal e engrandecimento de nossa classe. Boa leitura a todos.

Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva – Presidente do CRCBA