Profissionais de Lauro de Freitas se reúnem para propor melhorias no atendimento à classe contábil


Publicado por Comunicação CRCBA em 26 de fevereiro de 2021

No dia 23/02/2021 às 9h da manhã, foi realizada uma reunião virtual com os contadores do município de Lauro de Freitas, coordenada pela contadora Waldicelia Lopes, membro da comissão Institucional do CRCBA. Estiveram presentes a contadora Valdirene Pinto Lima, delegada do CRCBA em Lauro de Freitas, a contadora Alice Porto, conselheira do CRCBA e coordenadora da Comissão CFC Mulher na Bahia, e profissionais contábeis do município.

O objetivo da reunião foi identificar os desafios vivenciados pelos contadores no município para criar as oportunidades de ampliar a desburocratização nos processos e serviços prestados pela prefeitura. A proposta surgiu em reunião realizada no dia anterior com o secretário da Sefaz Municipal, o Sr. Luiz Cláudio Guimarães e a contadora Waldicélia Lopes. Destaca-se que o secretário da SEFAZ demonstrou total interesse em solucionar os impasses dessas demandas.  

Para tanto, acredita-se que é necessário estreitar a relação entre a classe contábil e a gestão pública municipal em prol da implantação da Lei de Desburocratização no Município. Para que ocorram ações efetivas, inicialmente foi sugerido que existe a possibilidade através da ampliação da eficiência e eficácia para solucionar as demandas dos contadores nas secretarias que atuam na liberação de alvarás no Município. 

Nesse contexto, foram muitas as contribuições dadas pelos participantes e como resolutividade foi criada uma planilha para coleta dessas demandas que serão encaminhadas aos contadores do município para que possam inserir as suas demandas e posteriormente essas informações serão apresentadas através de um relatório a ser encaminhado ao secretário da Sefaz, que se responsabilizará pelo encaminhamento às secretarias. Vale ressaltar que os profissionais participantes se colocaram à disposição para contribuir com a implantação da Li de desburocratização no Município, acreditando que esse diálogo entre a classe contábil e a gestão pública muito contribuirá para a retomada de crescimento da economia local.