Por Rafaella Feliciano
Crédito Adilton Venegeroles
“O ensino à distância democratiza o acesso ao ensino superior. Por isso, a base curricular dos cursos de graduação precisa de alterações”. O posicionamento é do professor Wagner Vilas Boas, assessor Legislativo do Senado Federal e ex-secretário da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação.
Vilas Boas participou, nesta quinta-feira (19), do Fórum Estadual de Professores de Contabilidade, realizado durante a XVI Convenção de Contabilidade da Bahia, e falou sobre a necessidade de atualização das estruturas educacionais, bem como da atualização das diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil.
No âmbito das ciências contábeis, Wagner Vilas Boas realizou uma retrospectiva da minuta de alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis a proposta foi elaborada pelo Sistema CFC/CRCs, em conjunto com a Abracicon, e apresentada ao Ministério da Educação em 2022, quando Vilas Boas era então secretário do Ensino Superior.
“A resolução estava desatualizada há 19 anos. E o que aconteceu com a inserção da tecnologia? E, portanto, eu parabenizo o Sistema CFC/CRCs e a Abracicon que, ao perceberem esse cenário, se anteciparam e apresentaram ao MEC uma proposição que busca a inserção de novas competências condizentes com as alterações do mundo globalizado”, destacou Wagner Vilas Boas.
Atualmente, a proposta de atualização das diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis encontra-se em audiência pública, no Conselho Nacional de Educação, e o prazo final para as sugestões é 25 de outubro. A expectativa é que o projeto seja aprovado pelo CNE ainda este ano.
Wagner Vilas Boas também comentou sobre o último censo da Educação Superior do Brasil de 2021, divulgado em 2022, que mostra a Contabilidade em terceiro lugar no ranking dos 10 maiores cursos de graduação com ofertas de vagas no modelo EAD. Segundo ele, a pandemia da covid-19 acelerou o processo tecnológico na educação que gradual e irreversível.
“A pandemia só acelerou o que já sabíamos que iria acontecer. E o sistema educacional ensina da mesma forma há 100 anos. É resistente às mudanças disruptivas e está na hora de quebrarmos esse paradigma ou seremos atropelados pela tecnologia”, destacou.
Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, o professor doutor Antonio Carlos Ribeiro, além da atualização da matriz curricular, é imprescindível desenvolver novas ações no processo de aprendizagem. “Nós, professores, também precisamos mudar a nossa forma e maneira de conduzir o ensino É preciso abrir a mente, sair da inércia, nos conectar com as inovações. Mudar a nossa metodologia de ensino é o nosso novo objetivo”, concluiu.
A programação técnica da Convenção de Contabilidade da Bahia segue até sábado (21). Acompanhe todas as informações em nossos canais de comunicação.