O presidente André Luís Barbosa dos Santos participou do lançamento do projeto Bahia MEI – Apoio Técnico para Microempreendedores Individuais, de autoria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na manhã desta terça-feira (22), no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, com a participação de beneficiários, gestores públicos e parceiros institucionais, dentre estes o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia.
O projeto oferta cursos na modalidade online para os microempreendedores, além de consultoria gratuita para acesso a microcrédito e regularização tributária (limitada a 10 mil vagas nesta primeira etapa). Prevê ainda a formação de mil agentes multiplicadores para oferecer apoio técnico em todos os municípios do estado.
O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, abordou as três frentes que o projeto oferece aos empreendedores individuais. “Esse projeto foi pensado para dar suporte e acesso à qualificação profissional. O segundo passo é dar acesso ao microcrédito a esses empreendedores e o terceiro é a assessoria para a regularização tributária”.
O presidente André Luís Barbosa destacou a importância do projeto para estabelecer uma reparação no acesso às informações e oportunidades por parte dos empreendedores individuais. “56% da população brasileira é negra, 51% dos empreendedores são negros, mas só representam 24% da renda do segmento. Então o programa MEI Bahia é uma grande iniciativa de reparação, pois traz informações e oportunidades para a qualificação destes microempreendedores. Eu acredito nesse projeto e o CRCBA está à disposição, não só para as discussões ampliadas, mas para que possa dar certo. E já deu certo, pois vejo aqui uma plateia diversificada, onde me sinto representado e também representa diversos grupos da nossa sociedade”.
A mesa diretora contou com a presenta da deputada estadual Olívia Santana; do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; do diretor de Operações da Desenbahia, Marko Svec Silva; da secretária de Políticas para as Mulheres do estado, Julieta Palmeira; e demais representantes da sociedade civil organizada.
O acesso dos empreendedores ao projeto se dá pelo site bahiamei.com.br e pelo aplicativo para celular. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas on-line nessas plataformas.