Palestra de Geraldo Rufino, o catador de sonhos, é destaque na XVI CCB


Publicado por Comunicação CRCBA em 21 de outubro de 2023

Por Rafaella Feliciano 

Crédito Luciano Carcará

O catador de latinhas que se tornou um realizador de grandes sonhos: Geraldo Rufino. Empreendedor e escritor foi o destaque desta sexta-feira (20) durante a programação da XVI Convenção da Contabilidade da Bahia.

Rufino trouxe aos participantes o relato de superação que perpassa a história da sua vida e encantou a plateia com o seu espírito de positividade e resiliência ao falar sobre “Empreendedorismo com Positividade”,

Geraldo Rufino iniciou sua vida profissional trabalhando como catador de lixo reciclável e, depois de montar diversos negócios e ‘quebrar’ algumas vezes, voltou às origens e fundou a primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil e da América Latina.

Para ele, o segredo do sucesso está no poder de acreditar em nós mesmos apaixonado pela sua família, Rufino também afirmou que cultivar as relações é o primeiro passo para a concretização de qualquer sonho.

“O segredo é como nós lidamos com as pessoas. Como está o seu relacionamento? Não é possível falar de empreendedorismo sem darmos prioridades aos relacionamentos humanos”, completou. Ainda sobre as relações, Rufino também enfatizou a importância dos pais e/ou responsáveis na educação inicial das crianças.

“É na base que tudo acontece.  Esteja conectado com os seus filhos, e não estou falando da conexão virtual, mas do olho no olho, da confiança na sua família e na honestidade de compartilhar suas lutas e vitórias com eles”.

Ele ainda deu dicas de empreendedorismo e ressaltou a necessidade de foco e determinação nos objetivos almejados. “Você precisa despertar o gigante que está dentro de você. Não é o Google que vai resolver a sua vida, é você e desistir não pode ser opção”, enfatizou.

Ao final, Geraldo Rufino também deixou um recado para os contadores: “Não existe empreendedorismo sem vocês. Não dá pra ter formalização no ambiente empreendedor sem contabilidade. Vocês são essenciais. Não se esqueçam disso”.