Nota de Repúdio


Publicado por Comunicação CRCBA em 12 de agosto de 2019


NOTA DE REPÚDIO

ALERTA PARA RISCO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS OFERECIDOS POR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, entidade que tem como papel registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil no estado baiano, além de oferecer ações de Educação Continuada aos profissionais registrados, regulamentado pelo Decreto Lei 9.295/1946 (alterado pela Lei 12.249/2010), vem a público enquanto representante oficial dos 21.773 profissionais contábeis e das 3.103 organizações contábeis da Bahia, manifestar seu posicionamento em relação ao recente anúncio de serviços contábeis oferecidos por conhecida instituição financeira.

Considerando a nossa função de defender e proteger a sociedade, alertamos aos empresários e aos profissionais da Contabilidade para que não se deixem ser enganados por propagandas de serviços contábeis que são oferecidos em parceria com instituição financeira, sendo que ambas possuem objetivos econômicos diferenciados, e tal prática não contribui para a valorização da profissão. Uma Instituição financeira que se alia com apenas um fornecedor de serviços esquece que no país existem mais de 520.000 mil profissionais contábeis que merecem respeito, pois são clientes em potenciais, caso já não o sejam.

Não podemos deixar de esclarecer os riscos que determinada Instituição oferece com o procedimento de mercantilização dos serviços contábeis, sem respeitar o Código de Ética Profissional do Contador. Ratificamos que não somos contra serviços de contabilidade oferecidos por meios eletrônicos, tão pouco contra a eficiência da tecnologia. O que repudiamos é o desrespeito aos profissionais da Contabilidade, com anúncios ilusórios que desqualificam o trabalho de colegas e ofertam menores preços.

Não obstante, o anúncio também constitui em outra violação – a da venda casada, que é proibida pelo próprio Código de Defesa do Consumidor – CDC, inciso I do artigo 39. Defendemos a livre concorrência e o direito democrático de as empresas escolherem quem faça sua Contabilidade. Reforçamos, entretanto, que estar em conformidade com leis, normas e políticas, não é uma opção para as empresas do nosso segmento, mas uma necessidade.

O CRCBA apoia o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assim como todos os Conselhos Regionais de Contabilidade do país que, ao se declararem defensores do trabalho ético dos profissionais da área, manifestam-se, na verdade, em defesa da sociedade brasileira.

 

CUIDADO COM AFIRMATIVAS ILÚSÓRIAS.

 

Contador Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Presidente do CRCBA