II Seminário das Organizações da Sociedade Civil


Publicado por Comunicação CRCBA em 3 de outubro de 2019

II Seminário das Organizações da Sociedade Civil em Feira de Santana e Região.

Data: 24/10/2019  Local: Feira de Santana – Teatro Maestro Miro- Rua Itacarambi s/n, bairro Muchila

Objetivo principal: Trazer conteúdos técnicos que colaborem com a profissionalização das Organizações da Sociedade Civil (OSC) de Feira de Santana e região, tendo em vista as exigências do Marco Regulatório (MIROSC).

Programação:

7h40-Credenciamento

8h – Abertura

8h15 – Apresentação Artística

8h30 às 9h10- Boas práticas nas OSC: O Exemplo do Observatório Social em Santo Antônio de Jesus (BA).

Palestrante: George Antônio Vilas Boas Santiago

Bacharel em direito, membro do Centro de Estudos e Pesquisa Jurídica da UFBA (CEPEJ), secretário-executivo do Observatório Social em SAJ.

9h10 às 10h20 – Palestra: MROSC e a Contabilidade das entidades imunes e isentas. NAF UEFS.

Palestrante: Drª Tânia Cristina Azevedo

Contadora com doutorado em planejamento territorial e desenvolvimento social (UCSAL BA / USAL Espanha), consultora contábil de OSC, parecerista contábil e tributária de entidades imunes e isentas; professora da UEFS e UFBA.

11h às 11h30 – Palestra: Nota Premiada Bahia e as OSC: Como participar e benefícios do programa.

Palestrante: Luís Henrique Guimarães Brandão

Bacharel em economia e em direito (UFBA), especialista em direito tributário material e processual estadual (UFBA), especialista em gestão tributária (UNIFACS Salvador -BA), agente de tributos e coordenador de educação fiscal da Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da SEFAZ BA.

11h30- Intervalo do almoço

13h às 13h50 – Painel: Plano de trabalho e principais fatores de desaprovação de contas das OSC.

Painelistas:

Késia Costa Magalhães

Advogada, especialista em direito do trabalho (UFBA), consultora jurídica e empresarial em direito tributário e trabalhista, coordenadora do curso de direito da UNIFACS FSA, coordenadora dos projetos de extensão INTEGRA e UNI-SOCIAL da UNIFACS FSA, membro convidado da comissão jurídica do Conselho Municipal de Assistência Social de FSA, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB FSA

Jucinara da Paz Lacerda Almendra Dias

Assistente social, especialista em administração pública municipal (FUNDACEM), especialista em serviço social com ênfase em saúde coletiva (Fundação Visconde de Cairu), extensão em gestão pública de gênero e raça (UFBA), supervisora de órgãos da administração direta da Controladoria Geral do Município de FSA, conselheira de direito e membro da comissão jurídica do Conselho Municipal de Assistência Social de FSA, Integrante da Comissão de Monitoramento e Avaliação do MROSC da Prefeitura Municipal de FSA.

14h40 – Rede de relacionamento

15h às 15h50 – Palestra: Benefícios fiscais às entidades imunes e isentas

Palestrante: Nailton Cazumbá

Bacharel em Ciências Contábeis; Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor em Auditoria e Controladoria; Coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor – CRCBA; Consultor em Instituições Privadas, sem fins lucrativos e Administração Pública; Sócio da Pauta Serviços Contábeis e Empresariais Ltda; Membro do Grupo de Trabalho Responsável pela Elaboração do Decreto MROSC Bahia; Colunista sobre Gestão do Terceiro Setor no Portal Nossa Causa; Colunista e Instrutor de Cursos na Escola Aberta do Terceiro Setor.

15h50 às 16h30 – Painel: Receita Federal do Brasil.

Painelistas:

Tema: Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal como parceiro das OSC. .

Marirone Carvalho Ferreira de Lima,

Bacharel em contabilidade, especialista em gestão empresarial, analista tributária da Receita Federal do Brasil (RFB), responsável na jurisdição da Delegacia da RFB em FSA pelo programa NAF.  

Tema: Novos Destinos – Programa de destinação de mercadorias apreendidas para realização de bazares beneficentes em OSC. 

Paulo Regis Arcanjo Paulino

Bacharel em Administração de Empresas, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, assessor especial e supervisor da comissão de avaliação de doação de mercadorias apreendidas às OSC na Superintendência Regional da RFB na 3ª Região Fiscal (Ceará, Maranhão e Piauí).

16h30 – Encerramento

Inscrição Solidária: 01 Brinquedo

Inscrições: Http://web.crcba.org.br/eventos

Realização: CFC – CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CRCBA – CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DELEGACIA DO CRCBA EM FEIRA DE SANTANA

Apoio: Delegacia do CRCBA em Feira de Santana

Público-alvo: Profissionais Contábeis regulares com o CRCBA, Estudantes de Ciências Contábeis, Outras Categorias interessadas.

OBS: O inscrito que não possa participar do evento deverá, dois dias antes de sua realização, encaminhar e-mail para elisangela@crc-ba.org.br, solicitando o cancelamento da inscrição. Caso não o faça, ficará impossibilitado de participar por até dois eventos realizados pelo CRCBA.