CRCBA realiza Encontro Baiano de Comissões Técnicas com a presença da vice-presidente Técnica do CFC 


Publicado por Comunicação CRCBA em 12 de abril de 2024

O CRCBA sediou, nesta quarta-feira (10), o encontro das Comissões Técnicas do Conselho de Contabilidade da Bahia. O momento reuniu as 12 comissões técnicas e contou com a presença da vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues; dos conselheiros do CFC, Sônia Gomes e Wellington Cruz, coordenador adjunto da câmara técnica do CFC; do vice-presidente Técnico do CRCBA, André Luís Barbosa, e do presidente Sérvio Túlio Moura, além dos coordenadores efetivos, coordenadores adjuntos e dos membros de cada comissão. O coordenador adjunto da Câmata Técnica do CRCBA, conselheiro Cremildo Atanázio de Souza, também participou do encontro.

André Luís abriu o evidenciando a importância deste encontro que abre espaço para cada comissão dialogar, trazer expectativas e desafios. “Um encontro que irá possibilitar a reflexão e o conhecimento da conduta das comissões técnicas do Conselho Federal de Contabilidade, de forma que possamos aplicar aqui no Conselho de Contabilidade da Bahia e alinharmos os nossos propósitos e fazer com que possamos chegar ao sucesso”, finaliza. 

A vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues, falou da qualidade da câmara técnica do CRCBA e apresentou as expectativas para o encontro. “A vice-presidência Técnica do CRCBA é muito peculiar, a experiência e todas as qualidades do trabalho feito até aqui estão a serviço de toda a classe contábil baiana e do Conselho Federal de Contabilidade. Espero que tenhamos uma ótima interação no dia de hoje, que eu possa também levar nossa atividade lá para o CFC, todas contribuições e ideias, e espero também promover algumas inquietações, porque sem elas não nos movemos para frente para fazer as mudanças que precisamos na sociedade e na classe contábil.” 

O presidente do CRCBA, Sérvio Túlio Moura, agradeceu a presença de todos, reconhecendo a importância dos trabalhos para a valorização da classe, e aproveitou para reforçar a importância da participação dos membros das Comissões Técnicas no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá no mês de setembro, em Balneário Camboriú – SC. 

Os conselheiros do CFC, responsáveis por consolidar a câmara de vice-presidência técnica dentro do CRCBA, Wellington Cruz e Sônia Gomes, falaram sobre a importância das normas técnicas contábeis e quão acertada foi a iniciativa do encontro. 

“Eu sempre digo que o coração da nossa profissão é a norma técnica, essa é a nossa proteção. Então, a imagem da qualidade técnica é que vai guiar a nossa profissão, tanto aqui na Bahia quanto no Brasil e no mundo inteiro. Discutir a norma contábil, fortalecer a norma e a escrituração contábil, ter melhor interação gerencial é uma coisa que parte de todos vocês que estão em cada comissão. Por isso temos que defender a norma técnica, essa é a nossa espinha dorsal”, reforçou Wellington Cruz. 

“Este momento é, de fato, inovador. Poder reunir todas as comissões e coordenadores neste espaço, com a presença da nossa vice-presidente técnica do Conselho Federal de Contabilidade, de fato é um momento ímpar que vai trazer, com certeza, uma contribuição efetiva para esse conselho e para as nossas vidas profissionais”, concluiu Sônia Gomes. 

O vice-presidente técnico do CRCBA, André Luis Barbosa, apresentou o objetivo do encontro que é fortalecer o movimento das comissões técnicas e reforçar a importância de cada uma delas como base de todos os ramos da profissão contábil. Após a apresentação, foi disponibilizado o espaço de fala para cada coordenador apresentar a sua respectiva comissão e o planejamento de realizações para o ano. 

Na sequência, a vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues, se utilizou da palavra para apresentar a câmara técnica do Conselho Federal de Contabilidade, os grupos e comissões em andamento no sistema, bem como algumas atribuições relacionadas à normatização e padronização, orientações técnicas, relações com entidades reguladoras, participações em fóruns e principalmente o papel das vice-presidências técnicas e das comissões.