Nesta terça-feira (22), CRCBA e a prefeitura municipal de Feira de Santana realizaram Colóquio sobre a Reforma Tributária no auditório da CDL de Feira de Santana, com transmissão ao vivo para o canal do CRCBA no Youtube. Na oportunidade, foram discutidos os impactos da Reforma Tributária nas administrações municipais e no setor de serviços, e um comparativo do que é realidade e o que é mito sobre o que consta no texto em tramitação.
Compuseram a mesa diretora do evento, os senhores André Luis Barbosa dos Santos, presidente do CRCBA; Franklin Freitas e Franco, delegado do CRCBA em Feira de Santana; Carlos Brito, secretário municipal de Planejamento de Feira de Santana; José Marcondes de Carvalho, secretário municipal de Administração; Augusto Graça Leal, procurador do Município de Feira de Santana; Valdemir Santos, vereador de Feira de Santana; Herval da SIlva Moura, coordenador do colegiado do curso de Ciências Contábeis da UEFS. O vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, conselheiro Cremildo Atanázio, também esteve presente na ocasião.
O secretário de planejamento, Carlos Brito, abriu o evento falando sobre a reforma tributária. Segundo Brito, a reforma é um instrumento que vem para ser consolidado daqui a alguns anos e que gera inúmeras inquietudes, tanto nos profissionais contábeis, quanto nos municípios e segmento empresarial, por não apresentar uma visão clara do que pode ocorrer, principalmente nos estados do Nordeste. “Gostaria de dizer a todos que Feira de Santana dá mais um passo na direção de reivindicar e brigar por aquilo que acredita. Hoje estamos aqui começando a discutir, para mostrar à nossa comunidade que estamos preocupados e precisamos dizer ‘não’ àquilo que não acreditamos e dizer ‘sim’ ao que for bom para o nosso país”, conclui o secretário.
Em sequida, o presidente do CRCBA, André Luis Barbosa, falou sobre os impactos que a reforma pode causar aos profissionais contábeis, na estrutura pública e na área empresarial. Mencionou também a perda de incentivos fiscais e outros questionamentos acerca da implantação da reforma tributária na prática. “Será que nós estamos preparados para uma discussão como essa? Quando se fala em perder incentivos fiscais, estamos falando em direcionar empresas que estariam aqui no Nordeste para o Sul. De fato é mais interessante por uma questão de matéria prima e de desenvolvimento, mas e nós, como vamos ficar? São reflexões que estaremos trazendo para que a gente possa entender como as coisas estão caminhando e possamos estar preparados”, contribuiu o presidente.
O professor doutor Harrison Leite iniciou as discussões com a apresentação “Reforma Tributária: mitos e realidades”, traçando um comparativo das expectativas criadas acerca do projeto de Lei em curso com os reais impactos e alterações trazidos pelo texto. A coordenadora da Comissão de Estudos Tributários do CRCBA, Vanessa Assis, mediou a apresentação.
Por fim, o procurador do Município de Salvador, Pedro Caymmi, trouxe os principais impactos da reforma tributária para as administrações municipais e para o setor de serviços, destacando mudanças concretas e outras que ainda não estão completamente descritas no projeto.
Texto: Leandro Nunes / Rafael Kalil
Fotos: Leandro Nunes
Confira o evento na íntegra: