Em solenidade realizada na última sexta-feira (06/03), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA apresentou a Diretoria eleita para o biênio 2020-2021 e conselheiros eleitos para o quadriênio 2020-2023 à sociedade baiana. Reunidos no auditório do Wish Hotel da Bahia, na capital baiana, representantes da classe contábil brasileira e da sociedade civil baiana acompanharam a apresentação dos novos representantes do órgão responsável pelo registro profissional, fiscalização da atividade contábil e promoção de ações de educação continuada no estado baiano.
O presidente Antonio Carlos Ribeiro da Silva, reconduzido à presidência por mais dois anos, utilizou em seu discurso o significado da palavra “ubuntu”, que no dialeto zulu traduz o conceito de “humanidade para os outros, como uma forma de coletividade. É esse o sentido que norteará os destinos dos trabalhos desenvolvidos em prol da classe contábil baiana”, segundo o presidente Antonio Carlos. O presidente aproveitou a proximidade do Dia Internacional da Mulher para homenagear as mulheres presentes em nome da sua esposa, filhas e sogra, presentes na solenidade. “Gostaria de saudar todas as mulheres presentes, pois domingo é o Dia Internacional da Mulher, e são vocês com a capacidade de gerar que vidas, que fazem esse mundo melhor, disseminando amor e carinho”.
Agradeceu ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade pelo apoio na aquisição do imóvel que receberá as instalações da nova sede do CRCBA. “Sou grato ao presidente Zulmir e ao vice-presidente Aécio, pelo apoio que o Conselho Federal tem demonstrado ao CRCBA, vocês sabem a luta que foi para conseguirmos a nossa sede. Muito obrigado, vocês cruciais para que isso acontecesse e nos sentimos muito felizes e realizados”.
O presidente Antonio Carlos Ribeiro também demonstrou gratidão pelo reconhecimento e confiança da classe contábil nos trabalhos desenvolvidos nos últimos dois anos, e pela compreensão da esposa no enfrentamento da rotina de representações em prol da classe. “Agora, com o apoio e aprovação dos colegas, estou sendo reconduzido ao cargo e não poderia deixar de registrar a minha gratidão. Também gostaria nesse ato de registrar a minha gratidão e o meu amor incondicional pela minha esposa, por ter compreendido tanto as ausências em virtude do ofício”.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, elogiou o discurso do presidente Antonio Carlos Ribeiro (CRCBA) e destacou a importância do autoconhecimento para o momento de transformações por quais passam a profissão contábil, seja pelo crescimento dos recursos tecnológicos ou da consequente mudança de perfil profissional requisitada pelo mercado.
“Presidente ACR, gostei muito da sua fala. Você falou de sentimentos e de virtudes do ser humano. Você falou da gratidão e do ‘ubuntu’. Pelo que eu entendi, diz muito a respeito às características do ser humano e do quanto é importante que a gente desenvolva o nosso crescimento pessoal e interior, e o quanto isso faz bem para a nossa vida. Eu diria que o melhor aprendizado que a gente pode fazer em nossa vida é o aprendizado sobre nós mesmos. Estamos vivendo momentos de transformação da nossa profissão. Acima de tudo, se nós conseguirmos fazer com que a nossa classe faça essa transformação, a partir desse crescimento pessoal, o ganho que nós teremos será muito maior, pois tudo se potencializa em nossas vidas quando aprendemos a nos conhecer. Existe um ditado que diz que quando conhecemos outras pessoas, nós somos inteligentes, mas quando conhecemos a nós mesmos, nós somos iluminados. Quando vencemos outra pessoa, somos fortes, mas quando vencemos a nós mesmos, somos invencíveis”.
Zulmir pontuou também os anseios da sociedade para a categoria e ressaltou a importância do Sistema CFC-CRC’s nesse contexto. “A sociedade aposta muito e reconhece a importância da nossa profissão. Mas ela também exige uma contrapartida, que se chama exercício da profissão com integridade e ética, compromisso com a verdade. Ela sabe que nós temos competência técnica e que dominamos o conteúdo das normas de Contabilidade que aplicamos. Mas ela quer, além disso, que sejamos profissionais íntegros, sérios, éticos, acima de tudo. Aí está o grande desafio da nossa profissão. E os Conselhos Regionais de Contabilidade e o Conselho Federal têm a missão de levar essa mensagem em todo o país. Somos mais de 520 mil profissionais, 23 mil aqui na Bahia, que precisam receber esse nosso apoio, para que eles possam atingir o estágio profissional que almejamos”.
O presidente do SESCAP-BA – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia, Altino Alves do Nascimento, ressaltou a importância do processo de Educação Continuada para a classe contábil e falou do trabalho de parceria realizado com o CRCBA nesse sentido. Também aproveitou para convidar os presentes a participarem do “Seminário Os desafios da contabilidade em um mundo disruptivo”, que acontecerá no dia 26 de março, na capital baiana.
O delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, João Velloso, parabenizou a diretoria e os conselheiros empossados e reafirmou o desejo de fortalecer a parceria entre Conselho e Receita Federal, que traz benefícios aos profissionais contábeis e aos contribuintes.
O conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE-BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, elogiou o presidente do CRCBA pelo discurso e agradeceu ao presidente do Conselho Federal pelo apoio prestado aos Conselhos regionais de Contabilidade nos últimos 10 anos. Em seu discurso, destacou a importância da transparência nos serviços públicos.
O contador geral do Estado da Bahia, Manuel Roque dos Santos Filho, representando o governador do Estado, parabenizou os novos representantes e fez votos à gestão. “O Estado entende a importância dos contadores para o desenvolvimento social e econômico do país. Como contador, desejo aos novos conselheiros, diretoria e delegados muita sorte e dedicação”.
O diretor administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade, Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, representando o presidente Adeildo Osório de Oliveira, parabenizou os novos conselheiros e fez votos de uma gestão pautada na valorização da profissão contábil.
Dentre conselheiros e vice-presidentes de outros Conselhos Regionais e presidentes de outros órgãos de classe, estiveram presentes Brunno Sitônio Fialho De Oliveira, presidente do CRCPB; Carlos Darlan Patil, vice-presidente de Registro do CRCES; José Donizete Valentina, presidente do CRCSP; Maria Dorgivânia Arraes Barbará, presidente do CRCPE; Rangel Francisco Pinto, presidente do CRCGO; Regina Claudia do Rego Pacheco, presidente do CRCPI. Também participaram os conselheiros do CFC Maria Constança Carneiro Galvão e Wellington do Carmo Cruz, a vice-presidente do JUCEB Paula Assis de Miranda Ribeiro, dentre outros representantes da sociedade civil.
Veja abaixo a relação da diretoria eleita para o biênio 2020-2021.
PRESIDENTE – Antonio Carlos Ribeiro da Silva
VICE-PRESIDENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – André Luís Barbosa dos Santos
VICE-PRESIDENTE DE CONTROLE INTERNO – Evaldo Pereira de Souza
VICE-PRESIDENTE DE REGISTRO – Mércia Cristina Andrade Dias
VICE-PRESIDENTE DE FISCALIZAÇÃO, ÉTICA E DISCIPLINA – Sérvio Túlio dos Santos Moura
VICE-PRESIDENTE TÉCNICO – Sônia Maria da Silva Gomes
VICE-PRESIDENTE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL – Lorena de Andrade
Pinho
Veja a relação dos conselheiros eleitos para o quadriênio 2020-2023.
Conselheiros Efetivos: Dorywillians Botelho de Azevedo; Maria do Socorro Galdino Moreira; Renê Silva da Costa; Lucy Geane Rios Evangelista; Nelson Henrique de Carvalho; Antonio Cláudio Silva de Vasconcellos; Cristiano Silva Borges;
Conselheiros Suplentes: Jaguaratan Souza Barbosa; Luiz Carlos Lopes Viana; Michele de Oliveira Lordêlo; André Luís Moreira Issami; Maria Alice Guedes Porto; José Raimundo Alves Reis; Gilmar Mendes Rodrigues.
Mandato Complementar de 2020 a 2021: Alexssandro Campanha Rocha.
Veja aqui a composição das Câmaras (2020-2021)
Os delegados do CRCBA, que representam o Conselho nas bases do interior do estado, também foram reconduzidos ao cargo simbolicamente durante a solenidade.