Comissão do Terceiro Setor do CRCBA apresentou painel sobre ITG 2002 (R1) durante 3º Encontro dos Gestores das APAES da Bahia


Publicado por Comunicação CRCBA em 20 de maio de 2023

Atualmente, o terceiro setor possui mais de 815 mil organizações sociais registradas no Brasil, atuando em diversas áreas para o desenvolvimento da justiça social, além de seus serviços e contribuições perante à sociedade. O terceiro setor tem grande participação na economia brasileira, através de diversas atividades econômicas, com cadeias produtivas próprias e geração de postos de trabalho, as organizações da sociedade civil (OSCs) representam mais de 4% do PIB, e mostram sua importância para o desenvolvimento de nossa nação continental, onde nem sempre a mão do primeiro setor, ou seja, as políticas públicas chegam. No entanto, apesar do reconhecimento da importância das prestações de serviços do terceiro setor por todo Brasil, ainda existem imensas lacunas para dar visibilidade a esses resultados de maneira concreta. Dessa forma, o CRCBA – Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, com sua equipe da Comissão Técnica de Estudos de Contabilidade para o Terceiro Setor, se debruça em pesquisas de cunho Legal e Contábil para tratar as demandas dos contadores de todo o estado da Bahia, procurando compartilhar os conhecimentos com nossos colegas.


Para cumprir este compartilhamento de conhecimentos a Comissão Técnica de Estudos de Contabilidade para o Terceiro Setor participou do 3º Encontro dos Gestores das APAES da Bahia, no dia 11 de maio, em Salvador – BA. Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, Prof. Dr. Cremildo Atanásio, participou juntamente com a coordenadora da Comissão, Luciana Simões e os membros Zoraide dos Santos Silva, Leonardo Gladson Lemos Otero e Shirlei Pereira dos Santos.

 


Em atendimento ao convite realizado pelo presidente da Federação, o Sr. Narciso José Batista, a Comissão apresentou a importância da observância da ITG 2002 (R1) e demais legislações pertinentes às instituições sem fins lucrativos para a elaboração das demonstrações financeiras e esclarecimentos sobre contabilização de eventos constantes na instituição, como voluntariado, recebimento de subvenções, evidenciando os impactos da qualidade da escrituração contábil para as prestações de contas e sustentabilidade das entidades sem fins lucrativos.

No evento, estavam presentes os gestores e contadores representantes das 79 (setenta e nove) unidades da APAE-BA, que dividiram suas experiências, demandas diárias e dúvidas, sendo dirimidas em uma agradável mesa redonda. Resultou desse momento uma proposta de capacitação conjunta APAE/CRCBA, para gestores de APAE na Bahia.

Desta forma, a Comissão Técnica de Estudos de Contabilidade para o Terceiro Setor se mostra atuante e planeja para os próximos meses atualizar e publicar uma cartilha para ajudar nos estudos sobre o assunto e ainda, participará ao lado da OAB de eventos para gestores, advogados e contadores com temas variados sobre este setor tão importante para o desenvolvimento de uma pátria socialmente justa e inclusiva.