No dia em que foi celebrado o profissional da Contabilidade – 25 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia lançou a campanha Imposto de Renda Solidário e celebrou a categoria com um seminário híbrido, realizado na noite desta terça-feira, no auditório do CEO Salvador Shopping, na capital baiana. Na oportunidade, foram debatidos temas como a doação dedutível do imposto de renda, as movimentações na bolsa de valores na declaração do imposto de renda e como proceder em caso de falecimento de sócio. Com inscrições gratuitas, profissionais e estudantes puderam participar presencialmente ou acompanhar pelo canal do CRCBA no Youtube, onde ainda é possível acompanhar o seminário gravado.
A mesa de abertura do seminário contou com as presenças do presidente do CRCBA, André Luis Barbosa; do delegado da Receita Federal do Brasil em Salvador, João Vicente da Silva Velloso; do chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Raimundo Nascimento; do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos de Moura; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva; e da coordenadora do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, Tânia Almeida.
O presidente André Luis Barbosa destacou a campanha Imposto Solidário, de mobilização para a destinação de parte do imposto de renda às instituições sociais, e falou do destaque que a profissão tem alcançado no estado. “O nosso papel é pautado nas questões técnicas mas também pensando na sociedade. Quero trazer para vocês sobre a importância que tem o profissional e a classe contábil. Estamos por toda a Bahia numa grande onda de atendimento preferencial. Quando o executivo e o legislativo abraçam um projeto como esse, com termos de cooperação técnica, significa que a sociedade entende a importância do profissional da Contabilidade e é esse o legado que nossa gestão quer deixar”.
O delegado da Receita Federal em Salvador, João Vicente da Silva Velloso, reafirmou a parceria da Receita com o CRCBA, inclusive com a disponibilização de palestrante para o seminário do dia, e falou do papel do profissional contábil. “Sempre ressaltamos a importância que os profissionais da Contabilidade têm para a relação Receita – contribuintes. Não fossem vocês, a situação dos contribuintes que buscam a conformidade seria muito ruim”.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro, abordou a necessidade da formação acadêmica de Ciências Contábeis acompanhar a evolução tecnológica pela qual passa a profissão. “A formação muitas vezes não acompanha a evolução do tempo e o que a sociedade pede. Por isso há uma necessidade constante de Educação Continuada. Nunca pense que o conhecimento já é o bastante”.
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos de Moura, afirmou que é uma data de refletir sobre o que tem sido feito em prol da classe, erros e acertos, mas sobretudo com conhecimento das prerrogativas do órgão. “O CRCBA, como todos os conselhos de classe, com exceção da OAB, é uma autarquia pública. Como autarquia pública, ele cumpre regras. Então, o CRCBA não pode tratar de honorários e salários, por exemplo, porque não tem essa prerrogativa”.
O chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, agradeceu a parceria com o CRCBA e solicitou apoio da classe contábil na mobilização dos clientes para a destinação de parte do imposto devido aos fundos das crianças, adolescentes e dos idosos. “Nós estamos novamente aqui no Conselho pra pedir a colaboração de vocês, nesse momento importante das nossas declarações do imposto de renda, para que vocês contribuam e olhem para as crianças do nosso estado”.
Após as considerações da mesa de abertura, a coordenadora do Fecriança, Tânia Almeida, falou sobre a destinação do imposto de renda e dos projetos contemplados pela iniciativa.
A primeira palestra do seminário foi sobre Aplicações em ações (operações em bolsa de valores) e destinação do IRPF, ministrada pelo auditor-fiscal da Receita Federal Victório Luedy. Victório apresentou de forma prática como proceder com a destinação do imposto de renda e trouxe os aspectos mais relevantes sobre os reflexos das aplicações em ações na declaração do imposto de renda pessoa física.
Fechando a programação do dia, foi apresentada a palestra “como proceder em caso de falecimento de sócio”, ministrada por Lucas Guimarães Coelho, julgador e responsável pela análise de processos de Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado da Bahia. Lucas esclareceu casos práticos de procedimentos de espólio, inventário, retirada de sócios falecidos dos quadros, alteração contratual com alvará ou partilha, dentre outros pontos relevantes sobre o tema.
Não conseguiu participar ao vivo? Veja tudo o que aconteceu no vídeo abaixo: