Conexão SP-Nordeste: live virtual traz conhecimento sobre inovação, agronegócio e a transformação digital da gestão pública


Publicado por Comunicação CRCBA em 9 de junho de 2021

Comunicação CRCSP

Com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube, a Conexão SP-Nordeste de 8 de junho de 2021 pousou na Bahia, Sergipe e Alagoas para mais um dia repleto de conhecimentos. O evento do CRCSP, em parceria com os CRCs de Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tem como tema “A Contabilidade Redefinindo o Século 21″ e acontece nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de junho, a partir das 14h30.

O evento todo vale 11 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC): dois pontos para o evento do dia 1º, que aconteceu em São Paulo, e três pontos para as outras datas, com exceção do dia 22, que terá uma live cultural.

Confira agora como foi o evento.

Abertura

Apresentada pela conselheira do CRCSP, Angela Alonso Zechinelli, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, o evento foi aberto pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que deu as boas-vindas aos participantes da Conexão. “Esperamos que a parceria do CRCSP com os CRCs do Nordeste nos traga mais conhecimento e faça a diferença no mercado”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, representando o presidente Zulmir Ivânio Breda, parabenizou os CRCs participantes e disse que “a viagem proporcionada por esta Conexão SP-Nordeste está trazendo muito conhecimento. Que traga também sucesso para todos”.

O presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, louvou o momento de grande aprendizado e de compartilhamento no evento da Conexão SP-Nordeste. “Nós da Bahia, queremos que este evento seja de muito saber e de alegria para todos nós”.

BAHIA

Painel

Mapeando um Novo Cenário – Inovação e Tecnologia nos Serviços Contábeis

No primeiro painel do dia, participaram como palestrantes o fundador e ex-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia  (Sescap-BA), José Carlos Alves Silveira, e o diretor Administrativo, Financeiro e Comercial do Sescap-BA, Marcelo Paes Jardim.

José Carlos lembrou que aprendeu contabilidade por correspondência e, desde então, tem vivido uma série de mudanças. “A importância de inovar é de se abrir para novas formas de fazer, com foco no cliente”, disse o painelista. “Precisamos ir ao encontro e entender do empreendimento do menor ao maior cliente, para saber as suas dificuldades e trazer as soluções”.

Para Marcelo Jardim, especialista em tecnologia, é preciso ter uma experiência prática de implantação de inovação para entender que “a transformação passa por sistemas, processos e deve usar a tecnologia a favor do cliente”.

Um dos moderadores deste painel, o presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, falou sobre o desafio do home office, trazido pela pandemia da Covid-19. O palestrante José Carlos é favorável ao trabalho remoto, pois tem o benefício de ser feito na hora que se quiser e no lugar que se estiver.

Para Marcelo Jardim, o grande desafio do profissional da contabilidade é transformar o seu cliente em aliado, promovendo a integração do seu trabalho com as informações da empresa.

O painel mostrou que a Contabilidade Consultiva, chamada assim por Antônio Lopes de Sá, ajuda na interação contador-empresário, permitindo que a empresa decole, cresça e que o setor contábil seja o principal aliado do cliente.

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, lembrou a importância do profissional da contabilidade ouvir as dificuldades do cliente para poder dar uma resposta, depois de analisar suas demandas.

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, que representou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, elogiou a abordagem dos painelistas e disse que “a Contabilidade ganhou muita evidência na pandemia, ao adotar a inovação tecnológica”.

O palestrante Carlos Silveira resumiu a necessidade de adotar a inovação nos serviços contábeis dizendo que “precisamos mudar o mundo para então mudar o mundo mudado”

 

SERGIPE

Painel

A Contabilidade no Agronegócio: Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, recebeu os participantes deste painel com muita simpatia. Ele ressaltou que a participação dos estados irmãos, Bahia e Alagoas, “é uma alegria muito grande porque neste evento estamos vivenciando a importância da Contabilidade”.

Os painelistas foram o vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), José Walter de Sá Santos, e o contador pós-graduado em Perícia e Auditoria, Paulo Alberto Mesquita Amado Neto.

José Walter iniciou sua preleção ressaltando a importância do agronegócio para a balança comercial do Brasil. “É um setor que cresce em tecnologia e que precisa do contador. É um mercado crescente para a área contábil”.

O presidente do CRCBA, Antônio Carlos, enfatizou que “pela importância do agronegócio para o Brasil, é urgente que os currículos dos cursos de Ciências Contábeis deem mais valor à Contabilidade Rural”.

O painelista Paulo Alberto Mesquita Amado Neto disse que o profissional da contabilidade tem o importante papel de orientar o produtor rural. “O campo hoje tem equipamentos modernos na produção, mas o empresário do agronegócio precisa da orientação do profissional da contabilidade, independente do tamanho da sua empresa”.

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, disse que “a preservação ambiental garante que o agronegócio seja sustentável”.

Fontes renováveis de energia limpa, reciclagem do lixo, o racionamento da água e da energia são fatores fundamentais para o êxito do agronegócio, afirmou o painelista José Walter.

Para Paulo Alberto, a governança corporativa, aliada a uma legislação ambiental que seja posta em prática, com a orientação do profissional da contabilidade, “garante o sucesso do agronegócio”.

 

ALAGOAS

Painel

Inovação e Transformação Digital para o Fortalecimento da Gestão Pública

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, em nome do presidente José Vieira dos Santos, que não pode estar presente, deu as boas-vindas aos participantes do painel de Alagoas.

Os painelistas foram o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Fabrício Marques Santos, e o diretor Executivo do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros.

Este painel foi sobre pessoas, pois, como disse o painelista Tadeu Barros, “inovação são pessoas, não tecnologia. Primeiro as pessoas desenham os processos, depois vem a tecnologia”.

Para Fabrício Marques Santos, falta ao poder público uma base de dados com o adequado registro de informações. Ele deu o exemplo da vacinação da Covid-19: “Não temos um registro adequado para identificar quem se vacinou”, disse ele.

Tadeu defende que a premissas da inovação é furar bolhas, aumentar conhecimento técnico e ter um olhar sistêmico de fontes diferentes. “Precisamos ser caçadores de problemas, pois só assim trazemos soluções. Faça sempre a pergunta certa para resolver problemas”, aconselhou ele.

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, lamentou a dificuldade de implementação de inovações nos governos, que têm informações compartimentadas, “sem um olhar sistêmico da tomada de definição unificada”.

O presidente do CRCBA, lembrou a enorme dificuldade que os profissionais da contabilidade enfrentam com a burocracia. “Controles extremos impedem a inovação, não combatem a corrupção e trazem prejuízo ao erário público”, disse o presidente.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, fez questão de afirmar que “a gestão publica de qualidade gera recursos para todos e o profissional da contabilidade é essencial para ajudar no assessoramento e tomada de decisão”. Donizete, ao encerrar o evento, parabenizou todos os participantes.

 

Participe da Conexão SP-Nordeste

Veja aqui a programação.

 

Inscreva-se

  1. Inscreva-se na atividade nos botões abaixo.
    • Profissionais de outros estados: caso ainda não tenha cadastro, clique aqui.
  2. Inscreva-se no canal do CRCSP no YouTubee ative o sininho para obter a notificação.

Para emissão do certificado de participação, a presença deverá ser validada por meio de dois links que aparecerão no chat durante a transmissão.

 

Participe! Reserve sua vaga!