Nota de repúdio – manifestações xenófobas contra nordestinos e baianos


Publicado por Comunicação CRCBA em 4 de outubro de 2022

Repudiamos veementemente todas as manifestações xenófobas, racistas e preconceituosas que, de maneira muito infeliz, atingem sobremaneira os povos do nordeste brasileiro. Reportamo-nos aos ataques perpetrados após as divulgações dos resultados das eleições deste ano, mais especificamente ao vídeo divulgado por uma autodenominada contadora de Santa Catarina, que desconta suas insatisfações em nordestinos e baianos, proferindo ataques injustificáveis ao nosso povo.

Lembramos que o estado baiano possui quase 15 milhões de habitantes e o sétimo PIB entre os estados brasileiros, representando a maior economia da região Nordeste. Dentre o seu vasto território, possui diversidade cultural, riquezas naturais distintas e, sobretudo, um povo batalhador que luta incessantemente por seu sustento e desenvolvimento. É inadmissível, em pleno século XXI, convivermos com manifestações criminosas que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem o seu papel democrático de forma plena.

Vivemos em uma democracia e é imprescindível que cada um tenha a liberdade de exercer os seus direitos e as suas escolhas com respeito e dignidade. Não cabe a nenhum de nós julgar as escolhas do outro, apenas respeitá-las e manter o nosso papel de cidadãos no campo de debate de ideias. Esse é o único caminho possível para que tenhamos um Estado Democrático de Direito, onde os direitos de todos os cidadãos, independente de região geográfica, estabelecem os limites de sua atuação.

Seguimos fortes em defesa do nosso povo e vigilantes para que os órgãos competentes possam punir e coibir esse tipo de comportamento criminoso.

André Luís Barbosa dos Santos
Presidente do CRCBA