Veja orientações para participar do processo eleitoral

ELEIÇÕES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE ACONTECERÃO NOS DIAS 21 E 22 DE NOVEMBRO

As eleições para a escolha de dois terços dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade irão ocorrer nos dias 21 e 22 de novembro, via internet, no endereço www.eleicaocrc.org.br. De acordo com a legislação vigente, o voto é obrigatório para todos os contadores e técnicos em contabilidade, com registro definitivo e com idade de até 70 anos na data do sufrágio.

Início: às 8h do dia 21/11/2017 (horário local); Término: às 18h do dia 22/11/2017 (horário local).

Para participar do pleito eleitoral, o profissional deve manter o seu registro regular e os dados cadastrais (endereço, e-mail, telefone) atualizados para com o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. O profissional pode realizar a atualização de seus dados cadastrais no site do CRCBA (http://www.crcba.org.br/passoapassorecadastramento/). O prazo para regularização de qualquer débito pelo profissional é até o dia 10/11/2017 (10 dias antes da data de início da eleição).

O acesso do profissional ao sistema de votação será por meio de uma senha ou por Certificado Digital tipo e-CPF. O CFC encaminhou no mês de outubro, pelos Correios, a cada contador e técnico em contabilidade, uma carta-senha, contendo uma senha provisória, que o profissional deverá alterar para torná-la definitiva, no site das eleições (www.eleicaocrc.org.br).

Se a sua SENHA PROVISÓRIA não chegou, fique atento aos seguintes passos:

1. Acesse o site eleicaocrc.org.br ;
  2. Clique em “NOVA SENHA” e informe seu CPF;
  3. Sua senha será enviada para o seu e-mail ou ao número de telefone celular (via SMS) cadastrado no Conselho, conforme sua escolha;
  4. No caso de e-mail, é importante conferir se a mensagem com a nova senha foi bloqueada como SPAM (verificar a pasta “lixo eletrônico” ou “spam);
  5. Após receber sua senha provisória, deverá acessar novamente o site e clicar em “ALTERAR SENHA”, para cadastrar a SENHA DEFINITIVA;
  6. Não poderá ser gerada mais uma senha provisória no intervalo de uma hora.

site-screen

Todas as informações sobre chapas registradas e habilitadas para as eleições do CRCBA estão disponíveis no site (http://www.crcba.org.br/new/publicacoes-2/eleicoes/).

Quem não votar e não justificar a ausência no pleito eleitoral estará sujeito à aplicação de multa, conforme Resolução CFC nº. 1.481/2015.

Datas importantes

EVENTO DATA
Prazo para regularização dos débitos pelo profissional da contabilidade para que esteja apto a votar. Até 10/11/2017 (10 dias antes da data de início da eleição).
Eleição com período de duração de 34 horas. 21 e 22/11/2017.
Apuração dos votos, seus resultados finais e lavratura da ata. Após o término da eleição – 22/11/2017.
Publicação do resultado das eleições. Até 5 dias úteis após o registro do resultado em ata.
Prazo para interposição de recursos ao CFC. Até 3 dias úteis após a publicação do resultado final no DOU.
Prazo para envio de justificativa pelo profissional da contabilidade por não comparecer à eleição. Até 22/12/2017 (30 dias após a eleição para apresentar, no sistema informatizado de votação, a justificativa de sua falta).

Veja entrevista com Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Nacional das Eleições CRCs 2017.