Seminário abordou aspectos técnicos do eSocial

Na última quinta-feira (01/11), foi realizado o Seminário “eSocial: aspectos técnicos e estratégicos para explicar a industriais e aos sindicatos detalhes do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”, no auditório da FIEB, em Salvador. O seminário foi uma iniciativa da FIEB, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, com o objetivo de familiarizar empresários e profissionais contábeis acerca de aspectos técnicos práticos do eSocial.

abertura-web

Integraram a mesa diretora o vice-presidente da FIEB, Sérgio Pedreira de Oliveira Souza; o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Lídio Mota Neto Carneiro; o superintendente regional da Receita Federal do Brasil 5ª Região Fiscal, Francisco Lessa Ribeiro Júnior; e Gerta Schultz Fahel, superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia.

vp-andré-web

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCBA, André Luís Barbosa dos Santos, falou sobre o trabalho parceiro desenvolvido com a FIEB durante seu discurso. “A FIEB tem sido um grande parceiro, desenvolvendo diversos trabalhos sobre o e-Social e a preocupação com o empresariado com relação à qualidade dos serviços e das informações. Trabalhando em parceria, conseguimos caminhar muito mais”. Também abordou as mudanças trazidas pela evolução tecnológica. “A tecnologia veio para ficar e nós precisamos acompanhar esse momento. Nós somos resistentes às mudanças, o brasileiro é resistente às mudanças. Se olharmos o e-Social, a mudança é mínima, é apenas a forma de condução do processo. Os profissionais da Contabilidade, empresários e aqueles que trabalham no setor pessoal vão perceber que a carteira de trabalho deve ser registrada de forma tempestiva. Ficamos felizes de ver esse auditório aqui cheio, de profissionais contábeis e empresários, na busca de conhecimento e de qualificação”.

público-web

As palestras ocorreram nos turnos da manhã e tarde, e abordaram temas como eventos do eSOcial, FGTS, DCTF Web e EFD-REINF, dentre outros.