Profissional Contábil: inteligência que gera resultados confiáveis

dia_profissa_email

Prof. Dr Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Presidente do CRCBA

Durante séculos, os faróis têm fornecido orientação e segurança na passagem de navegantes pelos mares. Da mesma forma, o profissional de contabilidade guia com sucesso milhões de gestores de entidades públicas e privadas para criação de valores e resultados consistentes e sustentáveis no percurso da existência da organização. Afinal, a contabilidade é a linguagem dos negócios, esta é a opinião do maior investidor, Warren Buffet, 2007, portanto, o profissional de contabilidade é quem possui a inteligência, habilidade e competência para guiar com segurança as entidades, para gerar resultados econômicos, sociais e ambientais de longo prazo.

Os faróis passaram décadas operando manualmente! Com a revolução digital, as operações desses instrumentos são realizadas, atualmente, por meio de tecnologias automatizadas. Assim, também os processos contábeis e tributários são executados em tempo real e de forma integrada, usando tecnologias que geram informações em qualquer lugar e em qualquer tempo.  A exemplo, tem-se o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), o qual trouxe uma maneira diferenciada, digital, portanto, sustentável, da gestão da folha de pagamento e seus reflexos no cumprimento das obrigações trabalhistas e tributárias.
Ah, Informação Contábil tempestiva! Um bem precioso e intangível capaz de mudar o rumo de uma organização, pois ao traduzir em valores monetários os cenários econômicos e as ações dos gestores, os relatórios contábeis, elaborados pelo profissional contábil, possui subsídios possíveis para reduzir as incertezas da decisão de compra ou venda de bens e serviços, aquisição de empréstimo e investimentos em transações de risco.

Com base no diagnóstico das marés, ou seja, dos cenários econômicos, políticos, ambientais e sociais, o profissional de contabilidade fornece informações que permitem ao gestor escolher a alternativa que lhe trará maior retorno do investimento, e que mix de produto tem margem de contribuição mais atrativa, que preço pratica e que tecnologia usar.

Com a indústria 4.0, o profissional contábil deve estar preparado para reconhecer e medir ações intangíveis que impactam o patrimônio, a fim de fornecer informações sem o limite do tempo e do lugar. Para além disso, é necessário disponibilizar essas informações em bancos de dados abertos, para permitir uma série de simulações eco eficientes antes de decidir o rumo dos negócios, com geração de valor aos acionistas e à sociedade!

Parabenizo aos 518 mil profissionais contábeis brasileiros pelo seu dia, especialmente aos 22 mil profissionais em atividade no estado baiano, que trabalham diariamente em prol do desenvolvimento de organizações e de pessoas!