Nota de repúdio – plataforma Serasa Empreendedor

NOTA DE REPÚDIO

O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA, entidade de classe fundada em 1946, que representa 23.000 profissionais de contabilidade em atividade no Estado da Bahia, com a missão de registrar, fiscalizar e de promover a educação continuada, vem a público repudiar a plataforma digital SERASA EMPREENDEDOR, em relação à divulgação em página virtual e correio eletrônico, tendo como chamada a abordagem “Sua Contabilidade por um Preço Justo. Confira!”.

Inicialmente, gostaríamos de buscar esclarecer o que seria preço justo, quando se trata de um trabalho técnico profissional. Por certo, o justo deve levar em consideração a capacidade técnica e o tempo de estudos e dedicação do profissional para exercer aquela atividade. Imaginem vocês, respeitando as proporções, se fôssemos procurar um médico por um dito “preço justo”, sem levar em consideração a sua capacidade técnico profissional. Com certeza, muitas vidas seriam ceifadas.

Entendemos que a Contabilidade, com o avanço tecnológico, tem passado por mudanças importantes em seus procedimentos, tornando a informação mais tempestiva para o seu usuário. A discussão de preço e qualidade dos serviços deve ser uma discussão entre os profissionais de Contabilidade, respeitando sempre a conduta e o código de ética da profissão.

O que nos causou admiração foi a postura da SERASA EXPERIAN  em firmar parceria com um escritório de contabilidade e divulgar o mesmo, fazendo comentários de preço justo. Cabe salientar que a SERASA EXPERIAN  mantem relação com os profissionais de contabilidade de todo o país, inclusive com certificação digital, e essa postura nos pareceu no mínimo descabida para os demais profissionais que eles atendem.

Cabe salientar que, mesmo diante da NOTA DE ESCLARECIMENTO emitida pelo SERASA EXPERIAN, datada de 30 de julho de 2018, ainda mantinha-se em circulação o conteúdo. Ao nosso entender, a NOTA DE ESCLARECIMENTO deveria ser publicada e enviada para toda a rede, retratando com uma matéria clara o equívoco cometido, e uma retratação pública emitida para toda a classe contábil brasileira.

Outro equivoco divulgado foi a alegada desburocratização da contabilidade por um escritório. A Contabilidade é uma Ciência e como tal tem seus princípios e normas que devem ser respeitadas, por isso os serviços contábeis são altamente técnicos e para que tenham qualidade carecem de tempo de estudos de seus profissionais e sua constante educação continuada. E isso tem um PREÇO JUSTO.

Por isso, o CRCBA, em nome de toda Classe Contábil Baiana, repudia a divulgação indevida da plataforma digital SERASA EMPREENDEDOR.

Salvador, 31 de julho de 2018

Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva