CRCBA apresenta resultados dos 100 dias da nova gestão

EDITORIAL – 100 DIAS DE GESTÃO

Prezado(a) colega,

Nesta semana, teremos um editorial comemorativo de prestação de contas dos feitos no CRCBA. São 100 dias de GESTÃO e já percebemos no balanço geral muitas conquistas que foram propostas em nossa plataforma de campanha.


Conselheiros empossados para compor o plenário do CRCBA.

Gostaria de iniciar relatando alguns avanços na área administrativa, principalmente na melhoria que alcançamos da relação de transparência com todos os funcionários do CRCBA, pois são eles que fazem a máquina CRC engrenar e funcionar. Fizemos reuniões de alinhamento, comemoramos os aniversariantes do mês, dialogamos pessoalmente com as lideranças das equipes dos setores, propomos melhorias nos procedimentos. Estruturamos a comissão para revisar o Plano de Cargos e Salários, que tem 60 dias para que proceda com um retorno dos rumos que iremos tomar nesta temática. Estamos cientes que precisamos a cada dia humanizar o nosso CRCBA.


Conselho Diretor eleito para o biênio 2018-2019.

Quanto à nossa sede, constituímos uma comissão para estudar  os percalços da venda da sede e da aquisição de um terreno. Propomos alienação do veículo que estava à disposição do presidente, entendendo que precisamos usar os recursos para outras demandas. Diminuímos o gasto com telefones celulares corporativos para o conselho diretor e demais grupos de apoio e propomos investir em educação continuada na contrapartida da redução destes custos.

No setor de informática, prosseguimos com a busca de uma maior segurança, analisando junto ao setor de TI as possíveis vulnerabilidades e falhas de segurança na infraestrutura de rede e sistemas do CRCBA, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Estamos definindo como metas a implementação de cursos à distância e o setor de tecnologia muito ajudará nesta implantação.


Reunião de Delegados realizada em março de 2018.

Foram reconduzidos os delegados que desejaram permanecer no CRCBA e surgiram novos valorosos colegas que assumiram outras delegacias onde houve vacância. Agora, percebemos todos empenhados em fazer o melhor pela classe contábil baiana e isso ficou bem evidente em nossa reunião de delegados, bastante elogiada por todos pelo dinamismo e da participação de todos, sem contar com a qualidade técnica da condução com a palestra de um coaching que contribuiu para o entendimento do nosso papel enquanto líderes da classe nos rincões da Bahia.


Reunião da Câmara de Controle Interno do CRCBA.

Além das atividades de rotinas do Controle Interno do CRCBA, sugerimos que o mesmo tivesse participação efetiva na reunião dos delegados, abordando a necessidade de se ter cuidado com a coisa pública. Outra ação que estão debruçados a fazer é a revisão das Normas Internas do CRCBA, com foco na IN 05/2017, do Governo Federal, a qual “dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.”


Reunião da Câmara de Fiscalização do CRCBA.

Uma das áreas prioritárias da existência de todo conselho é a FISCALIZAÇÃO. Sendo assim, retomamos a Fiscalização eletrônica atrelada à fiscalização presencial, com o intuito de melhor orientar o profissional da Contabilidade no desempenho de suas funções. Uma outra medida já adotada são os procedimentos fiscalizatórios de organizações sem cadastro no CRCBA. O objetivo da Fiscalização não é simplesmente punir o profissional e sim fazer uma fiscalização preventiva, conscientizando os nossos colegas da importância de cumprir as determinações do órgão de classe e sempre manter uma postura ética e ilibada.

Assim sendo, estamos dando celeridade aos ritos processuais, apuração de denúncias, contando com o apoio de todos os conselheiros envolvidos na Câmara de Fiscalização. Outro feito importante é o retorno da fiscalização presencial no interior da Bahia.

Após a Lei nº 12.249/10, os conselhos passaram a ter a responsabilidade de promover educação continuada aos profissionais da Contabilidade. A Gestão 2018-2019 tem como meta prioritária capacitar melhor os nossos colegas para que tenhamos uma maior valorização profissional pela nossa competência técnica aprimorada. Não perdendo de vista gestão participativa, realizamos uma pesquisa junto aos profissionais visando identificar as áreas prioritárias. Com essa meta delineada, fica evidente em tão pouco tempo termos realizados 15 eventos, entre capital e interior do estado, com o objetivo de oferecer à classe contábil baiana cursos e palestras de qualidade, propiciando o aprimoramento dos profissionais da Contabilidade. Já atingimos 3.335 pessoas, entre profissionais da Contabilidade e estudantes, em uma demonstração clara que precisamos continuar investindo em todo o estado na formação de nossos colegas, independente da dimensão geográfica de nosso território.

desenprof

A responsabilidade social também se fez presente nestes 100 primeiros dias de gestão, tendo em vista que nos eventos realizados, arrecadamos donativos que foram entregues para 12 entidades sociais. Somente neste período foram arrecadadas: 551 latas de leite; 489 quilos de alimentos não perecíveis; e 149 kits escolares.


Curso disponiilizado na plataforma EAD, sobre Simples Nacional, em parceria com a Receita Federal.

Outra novidade que estamos desenvolvendo é o projeto de Educação Profissional a Distância – EAD, com o objetivo de atualizar e proporcionar aos profissionais da Contabilidade o aprimoramento técnico e científico, no ambiente on-line, tendência atual de capacitação, garantindo comodidade e tempo, proporcionando redução de custos para atender aos profissionais da capital e do interior do Estado da Bahia.


Reunião da Câmara Técnica do CRCBA.

A Câmara Técnica do CRCBA fez, neste período, a revisão da Norma que dispõe sobre o Funcionamento das Comissões de Estudos Técnicos e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA). Foram reestruturadas também as Comissões Técnicas de Estudos e foi proposta uma agenda de cursos voltados à Educação Profissional Continuada, relacionados às Normas Brasileiras de Contabilidade.


Reunião da Câmara de Registro.

No setor de registro, foram realizados com eficiência o processamento de 1114 (um mil e cento e quatorze) pedidos com a finalidade de registro, cadastro, alteração, cancelamento e baixa de profissionais e organizações contábeis junto ao CRCBA. Além de agilizar os processos, estamos iniciando uma campanha de recadastramento dos profissionais, com o intuito de melhorar a comunicação com todos e restabelecer o retorno de um evento para a entrega das carteiras dos neófitos profissionais, para que possam entender o funcionamento do órgão e o exercício da profissão.


Reunião da Ouvidoria do CRCBA.

Outro setor que ganhou um incremento com muita qualidade foi a Ouvidoria. Neste período, o Ouvidor Geral participou de treinamentos e melhorou com competência os procedimentos da ouvidoria do CRCBA.

Com base nos relatos anteriores, podemos perceber o quanto já se fez em prol da classe contábil e é somente o começo de uma trajetória que está sendo construída com um conselho Diretor de excelência, composto por pessoas tituladas e, acima de tudo, comprometidas com os anseios da classe, trabalhando ao lado de uma equipe de conselheiros de altíssima competência. A cada dia, mostram-se empenhados em ver a nossa Profissão no topo do pódio. Avante, colegas, conto com o apoio de todos vocês!

Atenciosamente,


Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva (ACR)
Presidente do CRCBA