Câmara Municipal de Salvador homenageia contadores baianos

sessão-auditorio-web

Nesta segunda-feira (18/9), a Câmara Municipal de Salvador realizou Sessão Especial em homenagem aos contadores baianos, em virtude da comemoração do Dia do Contador no dia 22 de setembro. A sessão foi proposta pelo presidente da Câmara, o vereador Leo Prates. Estiveram presentes profissionais, professores e estudantes de Ciências Contábeis, e representantes da classe contábil baiana. Compuseram a mesa da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Leo Prates; o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCBA, Welington Ferraz; o ex-presidente do CRCBA, Sudário de Aguiar Cunha e o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Salvador, Franklin Régis. Estiveram presentes o ex-presidente do CRCBA Walter Crispim, os conselheiros Miguel Ângelo Boaventura e Roberto Andrade;  o coordenador do MBA em Contabilidade e Controle da Universidade Católica do Salvador, professor Vivaldo Ribeiro, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNINASSAU, professora Rose Rozendo; o coordenador da Comissão de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, Valmir Lima Silva, dentre profissionais e estudantes.

sessão-mesa-web

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Leo Prates, falou da importância dos profissionais contábeis, sobretudo para a evidenciação de informações relevantes, práticas de controle e aprimoramento de gestão. “Se existem guardiões dos números e dos controles da sociedade são vocês contadores, e a vocês destinamos o nosso reconhecimento e o nosso mais profundo parabéns”.

sessão-nogueira-web
O presidente Antônio Nogueira destacou a importância que o profissional contábil tem para a construção de um país mais justo. “Vivemos esse momento histórico, neste dia 22 de setembro, de recebermos uma homenagem na mais legítima casa do povo, nestes 71 anos de profissão contábil em nosso país, profissão de uma pujança estratégica extraordinária na condução no cenário das políticas sociais desse país. O contador exerce um papel social que representa o verdadeiro papel do estado, que é de fiscalização na aplicação dos recursos públicos e privados. Temos muito a comemorar nesse 22 de setembro e temos que, cada vez mais, como patronos da ética e da transparência, fazer com que o nosso trabalho seja um elo de proteção da sociedade”.

Por fim, Nogueira falou da participação do profissional contábil nos tribunais de conta do país. “Recentemente, num artigo que escrevi, chamado ‘A Contabilidade é a Cura’, e eu me torno refém deste sentimento, destaquei que o nosso trabalho, além de um trabalho de ciência e técnico, tem uma importância elementar para que os tribunais de conta julguem os recursos de nossa cidadania para que, com isso, possamos ter investimentos em prol do nosso povo, sobretudo os mais necessitados”.

sessão-sudario-web

O professor Sudário de Aguiar Cunha, presidente do CRCBA de 1986 a 1989 e vereador de Salvador de 1989 a 1993, registrou mais uma vez seu pleito para que os profissionais contábeis ocupem mais espaços nos tribunais de contas do país.