CLASSE CONTÁBIL DE BRASIL E PORTUGAL SE REUNIU EM SALVADOR

VII Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e 15º Fórum da Mulher Contabilista foram realizados na última sexta-feira (31/3), no auditório da Casa do Comércio, em Salvador
público-web

Aconteceram na sexta-feira (31/3), o VII Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade e o 15° Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, no auditório da Casa do Comércio, em Salvador – BA. Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes o presidente do CRCBA, Antônio Nogueira; o representante da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal – OTOC, José Carlos Marques; o presidente do CFC, José Martônio Alves Coelho; o presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro; a presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim; a coordenadora estadual do projeto Mulher Contabilista, Maria Constança Carneiro Galvão; o presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis – ABACICON, Adeildo Osório de Oliveira e o presidente do IBRACON, Idésio da Silva Coelho Junior.

presidente

O presidente Antônio Nogueira destacou a irmandade entre os povos brasileiros e portugueses. “A realização histórica do Encontro Luso Brasileiro na Bahia reforça os laços de irmandade de Brasil e Portugal. Temos construído uma história muito linda de união de nossos povos e os profissionais contábeis reforçam o caráter dessa relação de fraternidade e cooperação”.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martônio, destacou que as relações entre Brasil e Portugal têm rendido grandes parcerias, criando um forte vínculo valorizando ainda mais a profissão.

O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro, comemorou a parceria entre a classe contábil dos dois países. “Nosso relacionamento está em estágio avançado, criamos um evento Luso-Brasileiro, permitindo a troca de conhecimento. Chegamos à sétima edição, com as relações aprimoradas, nosso evento foi constituído sob uma base sólida”, pontuou.

O presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis (ABACICON), Adeildo Osório de Oliveira, exaltou a importância a da realização do evento internacional em paralelo com o evento das mulheres contabilistas. Já o presidente do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (IBRACON), Idésio Coelho, falou sobre a importância da união entre os países, na longa trajetória de lutas e desafios, visando à melhoria da profissão. Maria Constança Carneiro Galvão, coordenadora estadual do Projeto Mulher Contabilista, homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março,

Emocionado, o representante da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal (OCC), José Carlos Cardoso Marques, lembrou da trajetória do bastonário Antônio Domingues Azevedo, falecido no ano passado. O Bastonário foi um dos fundadores do evento Luso-Brasileiro. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Cavalcante Bugarim, também destacou o trabalho realizado por Domingues Azevedo e garantiu que o trabalho iniciado por ele continuará, tendo como foco a expansão das fronteiras da profissão.

Medalha Mérito Antônio Domingues de Azevedo

homenagem-bastonario
Após a abertura do evento, foi realizada uma homenagem ao bastonário da OTOC Antônio Domingues de Azevedo, falecido no último ano. Foi apresentado um vídeo em memória ao bastonário e sua esposa, Leonor Domingues, recebeu uma placa de homenagem das mãos dos presidentes do CFC e da FBC.

medalha-lucia
Na sequência, a presidente da ABACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim, inaugurou a Medalha Mérito Antônio Domingues de Azevedo, destinada a profissional contábil de conduta ilibada que seja autor de obra contábil de reconhecido valor. Nesta primeira edição, a honraria foi destinada à professora Lúcia Lima Rodrigues, Doutora em Contabilidade pela Universidade do Minho – Portugal.

maria-clara-web
A Palestra Magna do encontro foi apresentada pela presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim, coordenada pela vice-presidente de Controle Interno do CRCBA, Graciela Mendes.

krieck-web
Na sequência, foi apresentado o painel “He for She”, por Charles Krieck, com coordenação do presidente da FBC, Juarez Domingues.

rosemma-web
Encerrando a parte da manhã, foi apresentado a palestra “A Mulher no Mundo dos Negócios”, apresentada pela presidente do Conselho da Mulher da Associação Comercial da Bahia, Rosemma Maluf, coordenada pelo presidente do CRCPE, José Gonçalves Campos Filho.

 

idesio-web
Painel “A Auditoria como fator de Proteção à Sociedade”, ministrado por Idésio Coelho (Ibracon).

painel-educação-web
Painel “A Educação Profissional Continuada no Brasil e em Portugal”, por Nelson Zafra (CFC) e Leonor Fernandes (OCC – Portugal).

painel-normas
“O Mercado de Trabalho X Normas Internacionais Públicas e Privadas – Desafios”, ministrado por Gardênia Braga (CFC) e Artur Maria da Silva (OCC – Portugal), coordenado pelo vice-presidente Técnico do CRCBA, Welington Ferraz.

15º Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia

forum-mulher-web

Fechando o encontro, foi realizado o 15° Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, encerrando o mês de homenagens às mulheres com chave de ouro – a coordenadora estadual do projeto Mulher Contabilista, Maria Constança Carneiro Galvão (CFC), apresentou as palestrantes Marcia Ruiz Alcazar (CRCSP) e Claudia Isabel Afonso dos Santos (OCC – Portugal), que abordaram o tema “A Mulher Profissional da Contabilidade no Brasil e em Portugal”.

Posse do Conselho Fiscal da Abacicon

posse-abacicon-web

Após a solenidade de abertura do encontro, foi realizada a posse dos membros do Conselho Fiscal da Academia Baiana de Ciências Contábeis, que empossou os acadêmicos Graciela Mendes Ribeiro Reis, Sudário de Aguiar Cunha, Wilson Thomé Sardinha Martins, José Antônio Moreira Icó da Silva, Lívia da Silva Modesto Rodrigues e Walter Crispim da Silva.