Descrição: Descrição: http://www.crcba.org.br/divulgacoes/noticias.jpg

CONTADOR INALDO DA PAIXÃO É NOMEADO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA

ASCOM / CRCBA

CLASSE CONTÁBIL BAIANA CONQUISTA GRANDE VITÓRIA


Descrição: IMG 0108
Inaldo da Paixão, à direita, ao lado do Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA, Antônio Ricardo de Araújo, do Presidente do TCE-BA, Zilton Rocha e do Presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz. Foto: Arquivo TCE-BA.


O vice-governador do Estado Otto Alencar, no exercício do cargo de governador, assinou no dia 24/05/2012 o decreto que nomeia o Contador e Professor de Contabilidade Inaldo da Paixão Santos Araújo como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. O decreto foi divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia hoje (25/05/2012), na página 1 do caderno Executivo. A nomeação representa uma grande conquista da classe contábil brasileira, que anseia pela ocupação de cargos nas casas de contas (Tribunais de Contas dos Municípios, Estados e União), devido à imprescindibilidade dos conhecimentos técnicos desse profissional nas atividades destes órgãos de exame de contas.


No dia 23/05/2012 (quarta-feira), o Contador Inaldo foi sabatinado em Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, que definiu quase que por unanimidade (55 votos a favor e um contra) a aprovação de seu nome para assumir o cargo de Conselheiro do TCE-BA, no lugar de Manoel Castro, que se aposenta compulsoriamente.


Aos 47 anos, Inaldo da Paixão, que já era Conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), é profissional de Contabilidade nas áreas pública e privada, formado em Contabilidade pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e é professor de Contabilidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Assumiu o cargo de auditor no TCE-BA aos 22 anos, através de seleção em concurso público. Possui mais de 10 livros publicados nas áreas de Auditoria e Contabilidade e atua junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRCBA) como palestrante em eventos de educação profissional continuada e participação em comissões de estudos aplicados, à exemplo da Comissão de Contabilidade aplicada ao setor público. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Grupo Assessor de Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, do Grupo de Estudo de Normas de Auditoria Governamental, Grupo Técnico de Padronização de Relatórios (GTREL) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Grupo de Assessoria Especial da Vice-Presidência Técnica.


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia possui em seu Plenário Comissão de motivação à indicação de profissionais da Contabilidade para a ocupação em cargos nos Tribunais de Contas, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Existe uma ideia muito forte dentre a classe contábil brasileira de que os tribunais devem ser menos políticos e mais técnicos, sendo observada uma cota de indicações de profissionais da área de Contabilidade, dada a  grande contribuição que estes profissionais podem dar no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, dos artigos 74 e 75 da Constituição Federal (que tratam do controle interno e prestação de contas dos recursos públicos) e das Normas de Contabilidade e Auditoria aplicadas ao setor público em geral. Na semana que antecedeu a nomeação, o CRCBA expediu moção de congratulação e apoio ao Sr. Inaldo da Paixão Santos Araújo, por meio de seu plenário, parabenizando-o pelos brilhantes trabalhos desenvolvidos em prol da classe contábil e apoiando a sua indicação para assumir o cargo de Conselheiro do TCE-BA. Para acessar o documento original, clique aqui.