VII EDIÇÃO DO FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DA BAHIA FOI SUCESSO TOTAL

 

            Aconteceu no dia 05 de dezembro deste ano, no Salão Lótus do Fiestal Hotel, à partir das 08:30h, em Salvador, Bahia, a VII edição do Fórum da Mulher Contabilista da Bahia. Com programação lotada de atrativos à mulher contabilista e também aos demais profissionais e estudantes da área, o evento teve grandes momentos. A mesa diretora do evento foi composta pela Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia, a Contadora Maria Constança Carneiro Galvão; a Coordenadora Estadual da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, a  Contadora Iara Luisa de Santana Dorea; representando a Presidente do Conselho Federal, Maria Clara Cavalcante Bulgarim, a Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Contadora Jucileide Ferreira Leitão; ; representando a Comissão Nacional da Mulher Contabilista, a Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Contadora Doracy da Cunha Ramos; o Coordenador da Fundação Brasileira de Contabilidade Seção Bahia e Conselheiro do CRCBA, o Contador Miguel Angelo Neri Boaventura; o Vice-Presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, Contador Adeildo Osório de Oliveira; a Vice-Presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade, Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante; representando a FENACON a Membro Patrícia Maria dos Santos Jorge; o detentor da Medalha Militino Martinez, Sr. Wilson Tomé Sardinha; Fernando Lobo, Vice-Presidente do SESCAP-BA.


Mesa diretora durante abertura do VII Fòrum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia.

 

                Após a formação da Mesa diretora do evento, às 09 horas, os presentes no auditório prestaram um minuto de silêncio em demonstração de sentimento às vítimas da catástrofe em Santa Catarina. O CRCBA e o Projeto Mulher  Contabilista promoveram o Mutirão da Caridade, com coleta de doações de alimentos, brinquedos, roupas e agasalhos a serem entregues às vítimas dos temporais. Em seguida, veio a execução do Hino Nacional, na voz da cantora Célia França. O Coral “Balanço da Harmonia” fez uma apresentação de três canções, convidando o auditório a cantar.


Coral “Balanço da Harmonia” em sua terceira apresentação.

 

            Logo após, a Conselheira do CRCBA e Coordenadora do Projeto Mulher Contabilista, Iara Luísa Santana Dórea, fez seu discurso. Nele, dedicou à Presidente do CRCBA, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão, a realização do evento. Aproveitou a ocasião para elogiar toda a luta da Presidente, que se fez presente nos momentos mais importantes da jornada contábil, o que levou a mulher contabilista a atingir o patamar em que se encontra. “Dedicamos esta VII edição do Fórum da Mulher Contabilista a você, Constança. Nossa eterna inspiradora, nosso exemplo de mulher, mãe e profissional. Não poderia de reverenciar esta guerreira, sempre esteve presente em todos os acontecimentos da Contabilidade na Bahia e no Brasil, levando sempre a presença marcante da mulher em todos os eventos”, pontuou a Conselheira Iara Luísa. Por fim, agradeceu à Presidente: “Toda essa sua luta e caminhada, Constança, resultou hoje nos êxitos de trabalhos de mulheres contabilistas de todo o Brasil. Todas nós mulheres agradecemos por você existir”.


Conselheira do CRCBA e Coordenadora do Projeto Mulher Contabilista, Iara Luísa Santana Dórea.

 

            Em seguida, foi a vez da Conselheira do CFC, Jucileide Ferreira Leitão, que representou a Presidente do Conselho Federal, Maria Clara Cavalcante Bugarim. Em sua oratória, a Conselheira salientou a força da mulher na sociedade. “A participação feminina na sociedade vai muito além das paredes do lar. Se existem barreiras a serem transpostas, iremos transpô-las sem criar problemas”.


Conselheira do CFC, Jucileide Ferreira Leitão, em seu discurso.

 

            O Conselheiro do CRCBA, Antonio Carlos Nogueira, entregou uma placa de agradecimento aos serviços prestados na Bahia e no Brasil ao Sr. Adeildo Osório, homenageado por honrar a Classe Contábil Baiana. Adeildo Osório agradeceu a homenagem e disse se sentir honrado em ter contribuído com o movimento feminino na Contabilidade, juntamente com a Presidente do Conselho Regional da Bahia, Contadora Maria Constança Carneiro Galvão.


Entrega da homenagem ao Sr. Adeildo Osório (esq.) pelo Conselheiro CRCBA, Antonio Carlos Nogueira(dir.)

 

            A Presidente Maria Constança Carneiro Galvão (CRCBA) também recebeu homenagem por ser a primeira mulher a capitanear o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, quando se completam 60 anos da profissão contábil. Foi exibido um vídeo com registros de todas as etapas da vida da presidenta, desde sua juventude, passando pelo Instituto Feminino, até os dias atuais, representando a classe com firmeza e elegância. Em seguida, o seu marido, o Sr. Renato Galvão,  a entregou a placa com a homenagem e também um buquê de rosas.


Maria Constança Carneiro Galvão recebe homenagem de seu esposo, Sr. Renato Galvão.

 

            A presidenta agradeceu a homenagem e, tomada de emoção, saudou toda a mesa e deu início às suas considerações iniciais. Iniciou seu discurso com a palavra do evangelho: “A palavra do Senhor dá-nos a esperança de um mundo sem ódio, sem dor e sem lágrimas. Jesus, com sua compaixão, multiplica os pães para a multidão que nada tem para comer”. Tomou o exemplo da multiplicação de alimentos para ilustra a profissional contabilista: “Multiplicamos pães e peixes na nossa profissão quando acreditamos no Projeto Mulher Contabilista, primando pela ética, transparência e atitude, voltando o olhar para a responsabilidade social”. Finalizou saudando todos os presentes. “Externamos a todos as nossas mais cordiais saudações de boas-vindas, desejando que o dia de hoje seja de plena realização, e que os nossos trabalhos venham a ficar registrados na vida de cada um de nós. Deus os abençoe e muito obrigada”.


Presidente Maria Constança Carneiro Galvão (CRCBA) durnte discurso.

 

VII FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DA BAHIA CONTOU COM A PRESENÇA DA VEREADORA MAIS VOTADA DE MACEIÓ, HELOÍSA HELENA.

 

            Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho, enfermeira, professora e política brasileira, foi Senadora pelo estado de Alagoas em 1998, candidata à presidência da República em 2006, atualmente vereadora de Maceió, Alagoas, candidata mais votada da história da cidade. Esteve presente na realização da VII edição do Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, onde ministrou a palestra “A Ética na Política”. A coordenação ficou por conta da Vice-Presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade, Silvia Mara Leite Cavalcante.


Vereadora Heloísa Helena durante a palestra “A Ética na Política”

 

            A presença da vereadora no evento se fez indispensável pela grande oportunidade de contar com uma mulher que ocupa destaque no cenário político nacional, exemplo de força para as profissionais de todas as áreas, inclusive a das Ciências Contábeis, que tem hoje duas grandes mulheres ocupando cargos de liderança. Conhecida por sua personalidade forte e por falar o que pensa, Heloísa fez considerações acerca do tema. “Ética na Política é, ao menos, garantir o que foi conquistado no arcabouço jurídico. Nós temos a legislação mais avançada na área da saúde, mas na prática o que vemos é dor e sofrimento”.


Silvia Mara Leite Cavalcante, Vice-Presidente de Administração do CFC, ao lado da Presidente
do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão e da Vereadora de Maceió, Heloísa Helena.

 

            No fim de sua palestra, Heloísa Helena recebeu muitos aplausos da platéia e foi muito disputada pelos participantes do fórum, que queriam registrar o momento ao lado da vereadora.

 


Heloísa Helena foi alvo das câmeras fotográficas.

 

            Em seguida, houve a 1ª apresentação do Conselho e Fundo Estadual da Criança e do Adolescente – CECA/FeCriança e Tributo a Cidadania. Os apresentadores foram Edmundo Kroger (Conselheiro do Conselho e Fundo Estadual da Criança e do adolescente); Tânia Almeida (Gestora do FeCriança); e Marialva Calabrich (Presidente da Unafisco). Os palestrantes tiveram a missão de

informar os contabilistas da importância que os fundos da criança e do adolescente e sua função social no amparo de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco nas periferias. O trabalho envolve o resgate da auto-estima e prima pela melhoria de vida social e pessoal.

 


Edmundo Kroger, Conselheiro do CECA.

 

            Encerrando as atividades da manhã, Marco Moura, Diretor de Eventos do SESCAP, ministrou a palestra “Custos? Uma Loucura!”, sob a coordenação do Contador Roberto Conceição, Diretor Financeiro do SESCAP. Marco Moura falou sobre os impactos dos consumos diários de energia elétrica e bens básicos de consumo, traçando perspectivas futuras de reservas de energia e recursos naturais e explicando como um melhor planejamento doméstico pode diminuir as despesas fixas e contribuir para a preservação do meio-ambiente.

             O turno vespertino foi aberto por apresentações de dança do Grupo Educacional Sementeira de Luz, com coreografias espanhola e dança de rua. Foi apresentado um vídeo sobre o projeto, que oferece cursos e oficinas para crianças.


Apresentação do Grupo de Dança Sementeira de Luz.

 

            Na seqüência, o Vice-Presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Hélio Barreto Jorge, entregou um buquê de rosas à sua filha, Patrícia Jorge, que fez aniversário no dia do evento.

 


O Vice-Presidente de Administração do CRCBA homenageia sua filha.
 

            Às 15 horas, a Dra. Cely Carlos da Silva (Titular da DEAM) ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha. Falou sobre casos de violência cotnra a mulher, as dificuldades encontradas para solucionar os casos, o acompanhamento necessário às vítimas e como proceder em caso de violência doméstica. “É difícil romper o ciclo de violência, é preciso ajuda. Ajuda à mulher, ajuda ao agressor”, colocou a palestrante. A coordenação da palestra foi feita oela Profª. Ana Maria de Oliveira Rosa.


A Conselheira Olívia Marques Troccoli (CRCBA) entregou o certificado à Dra. Cely Carlos da Silva.

            Às 15:30h, José Maria Martins Mendes, ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, ministrou palestra sobre a Reforma Tributária ideal para o Brasil, com coordenação do Vice-Presidente de Controle Interno do CRCBA, Edson Piedade. José Maria falou sobre bi-tributação e como uma Reforma Tributária pode tornar o modelo brasileiro mais coerente.


José Maria Martins Mendes, ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade durante palestra.

 

            Às 16:30, aconteceu a 3ª apresentação do Talk-show “Historicidade dos 85 anos do Instituto Feminino da Bahia. A entrevistadora foi a mestre em Contabilidade, Tânia Cristina Azevedo, com apresentação das Senhoras Elza Duran e Euza Maria Coelho, ex-alunas do Instituto Feminino da Bahia. Durante o talk-show, foram contadas histórias sobre o tempo em que as apresentadoras freqüentavam o Instituto, e convidaram a Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão, também ex-aluna do IF, para se juntar à mesa. Maria Constança concluiu os estudos no IF em 1967, e também teve boas recordações divididas com a platéia. Apesar da infância pobre, se declarou feliz e não ter tido vergonha nem trauma por isto. Entrou numa admissão, cursou o ginásio e sonhava ser médica. Atendendo aos conselhos de sua mãe, fez o curso técnico para ter uma formatura e emprego. Trabalhou 27 anos na Coelba, onde foi a 1ª mulher a ser Assistente de Diretor na companhia. Hoje, é a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia.


O Talk-show trouxe boas histórias para os participantes.

            Em seguida, a empresa de Softwares NASAJON realizou sorteio de brindes para os participantes. Logo após, houve a Solenidade de Posse dos Padrinhos do Projeto Mulher Contabilista 2008. Tânia Almeida e Eduardo Moraes de Castro foram nomeados os novos Padrinhos do Projeto.

 


Sra. Tânia Almeida, Cons. Iara Luísa de Santana Dórea (CRCBA), Sra. Ana Cristina Damasceno, representando o Padrinho Eduardo Moraes de Castro e a Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão.

 

            Houve entrega de homenagem aos professores Wilson Sardinha Martins e Leovegildo Silva Muricy de Santana, pelos 60 anos de exercício da profissão contábil. A entrega das placas foi feita com a presença de Conselheiros e funcionários do CRCBA na frente do palco.


Entrega das homenagens pelos 60 anos de profissão.

 

            Mais uma vez, foi exibido um vídeo em homenagem a Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão. A Conselheira Iara Luísa de Santana Dórea (CRCBA), Coordenadora do Projeto Mulher Contabilista, entregou uma homenagem do projeto à presidenta. Emocionada, Maria Constança cantou com a platéia. “Agora chegou a vez, vou cantar: Mulher brasileira em primeiro lugar”.


Conselheira Iara Luísa de Santana Dórea (CRCBA) entrega a placa à Presidente do CRCBA, Maria Constança Carneiro Galvão.

 

            Houve cerimônia das novas empossadas na Comissão Estadual da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, representando as cidades de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Santo Antonio de Jesus e Salvador, as contabilistas Ana Maria Batista Nascimento, Ariadne Mendes Pintos, Janice Pizzane Cruz, Marcia Gorete Bittencourt, Olívia Marques Troccoli, Renata Sena Sérgio estiveram presentes. As empossadas das cidades de Itabuna, Sra. Leilane Muniz de Oliveira Benevides; de Eunápolis, Sra. Rita de Cássia Esteves Curvelo, não puderam comparecer e os documentos de posse foram enviados as suas cidades para assinatura.


Posse das novas integrantes da Comissão da Mulher Contabilista do Estado da Bahia.

 

            A Conselheira Célia Sacramento de Jesus (CRCBA) deu sua mensagem aos participantes do evento, convidando a toda a Classe Contábil a ser mais participativa, aos profissionais a se registrarem no Conselho, a se qualificarem sempre. A Conselheira Iara Luísa de Santana Dórea (CRCBA) homenageou a funcionária do Conselho, Mirela Rodrigues Baraúna, por ter se dedicado à organização do evento. Logo após foram realizados sorteio de brindes aos participantes, quando foi proclamado o encerramento da VII edição do Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia. As mulheres contabilistas se fazem muito presentes na profissão e estão de parabéns.


Mulheres contabilistas presentes no VII Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia.